7 dicas para fidelizar os clientes do seu e-commerce

7 dicas para fidelizar os clientes do seu e-commerce

7 dicas para fidelizar os clientes do seu e-commerce

Conheça agora mesmo 7 dicas que vão fazer com que seus clientes não esqueçam do seu negócio e sempre voltem a consumir de você!

Quem possui uma loja online pode passar por alguns desafios corriqueiramente, por exemplo, fazer com que um cliente realize compras regularmente.

Independentemente do tipo de serviço ou produto que venda, existem práticas essenciais para manter a ligação entre a empresa e os clientes. Tratam-se de regras fáceis de aplicar e vão fazer com que os usuários se aproximem do seu negócio.

Pensando nisso, trouxemos neste artigo algumas dicas de como fidelizar clientes. Quer conhecê-las? Então, continue lendo o nosso artigo e fique por dentro!

 

A importância de contar com estratégias de fidelização de clientes

Criar estratégias de fidelização de clientes significa investir na comunicação da marca com o consumidor, a fim de mantê-lo fiel à empresa. O objetivo é fazer com que uma pessoa continue comprando no seu e-commerce.

Dessa maneira, ter uma loja online vai muito além de colocar alguns produtos à venda na internet e esperar que as pessoas cheguem. É necessário desenvolver um bom relacionamento com o público-alvo e, sobretudo, torná-lo leal a sua empresa.

Você deseja ter usuários fiéis em seu e-commerce? Então, é muito importante contar com ações bem planejadas, visando melhorar a relação e satisfação dos consumidores com os seus produtos ou serviços.

Ter compradores leais ao seu empreendimento significa ter pessoas ativas, consequentemente aumentando a entrada de lucro na sua loja. Somente assim o seu trabalho na internet vai ser sustentável e conseguir competir com as demais marcas do ramo.

 

7 dicas para fidelizar clientes no seu e-commerce

Agora entendemos o papel de fidelizar clientes em um e-commerce. Se você trabalha no ramo ou almeja abrir uma loja virtual, já sabe que focar na satisfação do público-alvo com seu trabalho é uma prioridade.

Isto posto, vamos apresentar algumas dicas de como colocar essa meta em prática. Confira:

 

1. Conheça as necessidades dos seus clientes

Um dos primeiros passos para que os clientes se sintam motivados em comprar com você, seja na primeira vez ou em outras compras futuras, é conhecê-lo bem.

Se ele perceber que a empresa entende suas dores e necessidades e oferece ótimas soluções, as chances dele se tornar um usuário fiel é muito maior.

Nesse contexto, para que fique ciente de todas essas informações sobre os potenciais consumidores, é preciso criar personas com todos os seus dados, como costumes, preferências, medos, dores, hábitos e características.

 

2. Foque no atendimento

O atendimento também é muito importante para conquistar os seus frequentadores, de forma que sua fidelização vai ser uma consequência. Por exemplo, um estudo da Neo Assist aponta que somente 40% dos consumidores se sentem compreendidos durante a comunicação com a assistência da marca.

Para que sua empresa não seja mais uma que não consegue auxiliar os visitantes, sempre que um potencial cliente te procurar, seja solícito e cordial, buscando ao máximo resolver suas dúvidas e problemas.

Também deixe claro quais são seus canais de comunicação e horários de atendimento para que eles entrem em contato. Dessa forma, eles vão saber que podem contar com o seu suporte sempre que precisarem.

 

3. Ofereça uma boa experiência

Outro ponto essencial sobre como fidelizar clientes é oferecer boas experiências ao usuário, do começo ao fim do seu site ou página.

Isso quer dizer que ele precisa carregar rapidamente e de forma correta, tanto em computadores quanto em dispositivos móveis. Assim, alguns ajustes técnicos para otimizar a experiência são importantes, de acordo com a plataforma que a sua loja utiliza.

Além do mais, as abas e categorias de produtos ou serviços devem estar à vista dos usuários, como também precisam ser facilmente identificáveis na sua página.

Desse modo, os visitantes vão conseguir encontrar o que procuram. Se seu site for bagunçado, isso vai diminuir as chances de eles realizarem uma compra, e que dirá visitá-lo novamente.

 

4. Tenha um pós-atendimento excelente

Ainda no assunto de proporcionar boas experiências, uma dica que deixamos é sempre tentar nos colocar no lugar dos consumidores.

Eles dificilmente vão ter contato físico com você, mas ainda assim confiaram no seu site, serviço ou produto e realizaram a compra.

O mínimo que eles merecem é contar com um pós-atendimento excelente, certo? Como você gostaria de ser tratado quando busca por assistência? É nisso que o seu negócio deve pensar!

 

5. Conte com uma plataforma intuitiva

Segundo uma pesquisa feita pela Adobe em 2015, cerca de 40% dos usuários tendem a fechar um site ou página caso as imagens e informações não carreguem de forma adequada. Além disso, eles também costumam agir dessa forma quando não acham o design do website atrativo.

E se os botões e links falham, é ainda pior. 33% dos visitantes são bastante intolerantes nesse ponto, segundo a Adobe.

Nesse sentido, para compreender o fundamento de uma plataforma acessível, pense na sua vivência como usuário.

Ao acessar uma página intuitiva, bem organizada, funcional e com design inteligente, você possivelmente teria uma imagem positiva sobre aquele negócio, certo? Certamente, também teria confiança em realizar uma compra.

Assim sendo, invista em um site bonito, organizado e otimizado. Faça testes em mais de uma plataforma até encontrar a ideal para a sua empresa.

 

6. Seja omnichannel

Ofertar variados canais de atendimento também é uma ação estratégica que auxilia a fidelizar clientes.  

Coloque na mente que a conveniência é um grande fator para o sucesso de um e-commerce, o que significa que é o comprador que vai escolher o canal em que vai realizar a compra (seja no site, redes sociais ou mobile) e como vai entrar em contato com o negócio.

 

7. Ofereça um bom catálogo de produtos

Lembre-se de oferecer opções exclusivas aos consumidores, pois isso é um diferencial fundamental perante aos concorrentes.

Independentemente do ramo que atua o seu e-commerce, os compradores geralmente optam por lojas que possuam uma variação boa de produtos ou serviços, e em alguns casos, escolhem aquelas que ofertam produtos exclusivos.

Se o seu empreendimento não traz novidades constantemente, o interesse dos clientes no seu trabalho pode diminuir.

Consequentemente, eles vão procurar pelos seus concorrentes. Isso não é nada positivo para o seu negócio, não é? Então, procure sempre ofertar um mix de produtos autênticos e interessantes para o público-alvo.

Portanto, agora você entende a importância de fidelizar clientes e como realizar esse processo na sua companhia, tendo em mãos boas dicas para aumentar os seus ganhos.

Conheça também a estratégia Mobile First:

https://www.instagram.com/p/CbsiSoYuDnl/

E aí, gostou do conteúdo que trouxemos? Então, entre em contato conosco e conheça nossas soluções de e-commerce para otimizar a experiência dos seus clientes!