Aplicativo para e-commerce: saiba quais são as vantagens!

Estratégia pode aumentar vendas, diversificar lucros e trazer mais segurança ao seu negócio

 

É notável o quanto os aplicativos têm desempenhado papel importante na construção de relacionamento entre clientes e negócios. De fato, aplicativos voltados para e-commerce são famosos por conhecer melhor seus usuários.

 

O Brasil tem 242 milhões de dispositivos móveis, mais de um aparelho por habitante. Os dados são de uma pesquisa da FGV, que aponta também que a venda de desktops caiu 8% em relação a 2020.

 

Que a maior parte dos consumidores compra pelo celular, nós já sabemos. Então, você pode se perguntar: se minha empresa tem um site adaptado para dispositivos móveis ou que foi criado nos parâmetros mobile first, será que eu preciso investir em um aplicativo?

 

Conforme o mercado e o comportamento do consumidor indicam, ter um aplicativo próprio para o seu e-commerce é uma estratégia eficaz para diversificar lucros e trazer mais segurança ao seu negócio.

 

Um bom aplicativo garante certa independência das flutuações do mercado, permite proximidade com seu público, maior possibilidade de testes e inovações e, claro, taxas de conversão.

 

Vejamos abaixo algumas evidências que explicam quais as vantagens de ter um app para chamar de seu:

 

1- Simplificar a jornada do cliente

 

A jornada do cliente tem mudado na velocidade da luz e uma das vantagens de ter um aplicativo para o seu e-commerce é facilitar que seus clientes estejam próximos de seus produtos. Eles não precisam (e nem vão!) ligar o computador ou o notebook para acessar seu e-commerce. Aplicativos são mais rápidos e acessíveis com menos cliques. Um ponto de cuidado é que 32% dos usuários deletam o aplicativo quando acham a plataforma difícil de usar. Ou seja, é importante contar com um app bem estruturado e intuitivo.

 

2- Melhor organização visual e experiência mobile

 

Bons aplicativos são construídos para que usuários possam navegar da maneira mais simples e fluida, sem toda a complexidade dos sites criados para desktops. A arquitetura dos apps tem a vantagem de se aperfeiçoar e corrigir erros com mais facilidade. Essa dinâmica permite uma cultura ágil de melhorias, o que irá conduzir seu cliente para onde eles quiserem ir com o menor esforço possível. Isso vai trazer grandes vantagens competitivas para o seu negócio, como reconhecimento de marca e aumento nas vendas, como veremos a seguir.

 

3- Reputação e reconhecimento de marca

 

A experiência do consumidor está diretamente relacionada ao reconhecimento de marca. Mesmo que não tenha comprado algo na primeira visita ao aplicativo, se o usuário sentiu segurança na sua plataforma e conseguiu visualizar com facilidade a gama de produtos que sua loja oferece, é bem provável que, ao decidir comprar algo, ele corra para o seu app! Um ambiente virtual agradável faz toda a diferença na construção de relacionamento entre marcas e público.

 

4- Engajamento e taxa de retenção

 

A competitividade do mercado de e-commerce está cada vez mais acirrada e ter seu próprio aplicativo é uma maneira de manter o engajamento e a taxa de retenção dos seus clientes. Isso pode ser conquistado dentro do app através de estratégias como:

 

– Ofertas e cupons atualizados com frequência;

 

– Uso de geolocalizadores para envio de anúncios personalizados;

 

– Opção do uso por comando de voz, que ajuda clientes a verbalizar o que estão procurando.

 

Para isso é interessante pensar em estratégias como produtos ou ofertas exclusivas do aplicativo para e-commerce, como sistema de recompensas e suporte avançado.

 

5- Comunicação direta com clientes

 

Ter um aplicativo para seu e-commerce significa contar com ferramentas excelentes para manter a comunicação direta com seus clientes. Algumas delas são:

 

– Notificações push criativas e personalizadas, que se conectam com suas personas;  

 

– Suporte com mensagens diretas, muito eficazes com o público que ainda está se habituando a comprar online ou que precisa de mais informações sobre o produto antes de comprá-lo. Você também pode implementar as mensagens pelo aplicativo para oferecer suporte ao cliente, habilitar reservas ou fazer pedidos de maneira mais direta.

 

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6- Economia e autonomia em investimentos de marketing

 

Como já mencionado acima, contar com um aplicativo para o seu negócio é estabelecer um canal de comunicação direta com seu cliente. E outra vantagem dessa proximidade é que não há uma terceira parte envolvida controlando (e cobrando) a entrega de conteúdo aos seus consumidores.

 

– Orçamento mais inteligente: contar com um bom aplicativo é poder diversificar seu orçamento de marketing, garantindo até mesmo economia na hora de promover seus produtos;

 

– Liberdade de algoritmos e captação de dados:  um bom posicionamento nas redes sociais é fundamental, mas um ponto negativo é a alta volatilidade dos algoritmos. Ter seu próprio aplicativo paralelamente a uma estratégia robusta de posicionamento nas redes sociais vai te ajudar a não deixar sua marca refém das big techs.

 

– Manutenção da porcentagem de lucro: muitas marcas precisam dividir a porcentagem dos lucros de suas vendas com os donos das plataformas em que vendem. Ter seu próprio aplicativo é uma forma de manter toda a porcentagem de vendas para a sua empresa, oferecendo assim preços mais competitivos para seu cliente. Você não precisa sair totalmente das outras plataformas. A palavra-chave aqui é a diversificação.

 

7- Credibilidade

 

O número alarmante de golpes virtuais tem deixado os consumidores mais atentos e também desconfiados. Uma das estratégias para se proteger é checar promoções em mais de uma plataforma. Com um aplicativo sua marca ganha credibilidade e conquista a confiança dos consumidores online.

 

8 – Competitividade com grandes players

 

Lidar com a competitividade dos grandes players pode parecer uma luta sem fim, mas um bom aplicativo pode ser um aliado nessa batalha. A tecnologia dos aplicativos permite que pequenos negócios ofereçam a mesma experiência de compra dos grandes players, como pedidos antecipados, programas de fidelidade, reservas e mensagens diretas. Vale ficar de olho no mercado e ver quais estratégias se adéquam à realidade do seu negócio.

 

9 – Crescimento na taxa conversão

 

Por último e não menos importante, uma das grandes vantagens de ter um aplicativo: crescimento na taxa de conversão. Pesquisas da plataforma data.ai apontam que o tempo gasto nos apps está fortemente relacionado com as vendas.

 

Existem muitas razões para isso, algumas delas são a praticidade de ter dados de pagamento e entrega salvos, facilitando o checkout, além da opção de comprar com um clique, o que diminui a taxa de abandono do carrinho de compras.

 

Como vimos no artigo, ter um aplicativo pode ser parte importante da sua estratégia se você deseja que seu negócio alcance um patamar robusto de vendas e crescimento.

 

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