app commerce

Calendário de datas comemorativas de 2021 para você vender muito mais

Calendário de datas comemorativas de 2021 para você vender muito mais

Conhecer e buscar formas de explorar o calendário de datas comemorativas 2021 deve estar entre as prioridades do planejamento do seu e-commerce. Afinal, esses períodos trazem grandes oportunidades para aproveitar.

Mais que conhecer as datas oficiais, vale a pena buscar oportunidades que tenham a ver com o seu negócio. No entanto, é essencial notar a importância de se antecipar às necessidades para que tudo saia conforme a previsão.

Então, venha conferir quais são as principais datas que merecem atenção neste ano e veja como deixar sua loja virtual pronta!

 

Por que aproveitar as datas comemorativas?

No caso das lojas virtuais, é comum que haja alguma sazonalidade ao longo do ano, com algumas épocas com mais vendas e outras com quedas. No entanto, é possível potencializar os resultados com a ajuda das datas comemorativas.

Esses períodos especiais permitem criar promoções exclusivas, oferecer descontos únicos e, assim, aumentar as vendas e a lucratividade.

Também são boas oportunidades para captar novos clientes, fidelizar antigos e até para reforçar valores da marca.

Portanto, aproveitar essas celebrações periódicas e com distribuição ao longo dos meses é essencial para conquistar mais resultados.

 

Como é o calendário de datas comemorativas de 2021?

Para 2021, há diversos feriados e celebrações ao longo de todo o ano. Para começar a se planejar desde já, o melhor é conhecer como essas datas estão espalhadas pelo calendário.

Então, aproveite para conferir quais são os principais dias para realizar ações e promoções especiais em 2021!

 

  • 1º de janeiro: Ano Novo
  • 16 de fevereiro: Carnaval
  • 8 de março: Dia Internacional da Mulher
  • 2 de abril: Sexta-feira Santa
  • 4 de abril: Páscoa
  • 21 de abril: Tiradentes
  • 1º de maio: Dia do Trabalho
  • 9 de maio: Dia das Mães
  • 3 de junho: Corpus Christi
  • 12 de junho: Dia dos Namorados
  • 8 de agosto: Dia dos Pais
  • 7 de setembro: Dia da Independência do Brasil
  • 12 de outubro: Dia das Crianças / Dia de Nossa Senhora Aparecida
  • 2 de novembro: Finados
  • 15 de novembro: Proclamação da República
  • 20 de novembro: Dia da Consciência Negra
  • 26 de novembro: Black Friday
  • 29 de novembro: Cyber Monday
  • 25 de dezembro: Natal
  • 31 de dezembro: Véspera de Ano Novo

 

Outras datas relevantes

Apesar de essas serem as datas mais famosas nacionalmente, inclusive por reunir feriados, não são as únicas para aproveitar. Dependendo do nicho do seu e-commerce, é possível explorar outros dias especiais. Quer ver?

Em 13 de julho, comemora-se o Dia do Rock. Se o seu negócio tiver a ver com música, pode ser uma boa pedida comemorar a data. Para uma proposta mais cultural e regional, o 24 de junho é Dia de São João e é importante para as festas juninas.

Já 4 de maio é o Star Wars Day e tem tudo a ver com lojas virtuais com uma pegada geek. Por falar nisso, 25 de maio é Dia do Orgulho Nerd, então também vale a pena considerar.

Em 15 de março é o Dia do Consumidor, o que significa que muitas lojas virtuais promovem várias promoções especiais. Seis meses depois, em 15 de setembro, é Dia do Cliente — e há mais uma oportunidade para trabalhar em sua loja.

Já em 4 de outubro há o Dia Mundial dos Animais, que é imperdível para quem atua no mercado pet. Apesar de ter origem norte-americana, o Halloween ou Dia das Bruxas, em 31 de outubro, tem visto sua relevância aumentar no país.

Portanto, não é preciso se limitar às datas oficiais ou exclusivamente aos feriados. Há muitas outras possibilidades para expandir as vendas ao longo de todo o ano.

 

Como se preparar e manter a logística operando?

Apesar de ser importante aproveitar o calendário de datas comemorativas 2021, isso precisa ser feito com planejamento e estratégia. Portanto, é essencial ter alguns cuidados para que toda a logística permaneça operante e dê conta da alta demanda.

A seguir, veja algumas dicas para se preparar corretamente e obter bons resultados no período.

 

Elabore uma estimativa de vendas

Realizar um forecast de vendas nada mais é que elaborar uma estimativa sobre o volume de vendas em cada período. Para realizar a sua, é possível usar dados de anos anteriores (caso aplicável) ou mesmo fazer uma comparação com concorrentes do mercado.

Além disso, considere as condições econômicas, o quanto você tem vendido atualmente e qual será o seu investimento em ações comemorativas. Assim, é possível ter uma ideia da demanda, o que permite preparar toda a estrutura.

 

Busque e contrate fornecedores antecipadamente

Após elaborar a previsão de vendas, é essencial compor o estoque para evitar o desabastecimento e a ruptura do armazenamento. Para tanto, é necessário encontrar fornecedores com antecedência.

Sendo assim, é indispensável buscar negócios que ofereçam os produtos e as soluções de interesse, na quantidade ideal. Além disso, a antecipação é essencial para conseguir melhores descontos.

A busca por fornecedores também pode envolver a logística de entrega, já que haverá um aumento na demanda. Portanto, é preciso firmar contratos para deixar tudo pronto para os períodos de interesse.

 

Defina e divulgue as promoções

Agora que você conhece as datas e já planejou a estrutura para elas é preciso pensar em termos de marketing. O ideal é definir, antecipadamente, quais serão as condições das promoções, como a taxa de desconto, os produtos que integrarão as ofertas e demais características.

Além disso, vale a pena divulgar as promoções com certa antecedência. Isso ajuda a criar um clima de antecipação e também faz com que os clientes já se preparem financeiramente para as compras. 

Ainda que você não divulgue todas as condições antes da data comemorativa, é importante que seus clientes e potenciais consumidores saibam que novas ofertas estarão disponíveis.

 

Tenha apoio da tecnologia

Na hora de colocar o planejamento em prática, é essencial contar com as ferramentas certas. Por isso, o ideal é dispor do potencial da tecnologia para garantir o melhor preparo.

Com uma plataforma robusta de e-commerce, é possível oferecer a melhor experiência para o cliente por meio de componentes mobile e estrutura completa, por exemplo.

Além disso, é possível dispor de funcionalidades como gerenciamento via dashboard e visualização de resultados.

Então, ao somar isso à alta disponibilidade e à capacidade de suportar grandes operações é possível dispor de todo o apoio necessário para ter sucesso nas datas comemorativas. 

O calendário de datas comemorativas 2021 traz diversas oportunidades para as lojas virtuais que se planejarem corretamente. Então, vale a pena contar com o apoio das ferramentas certas para manter a logística funcionando e absorver essa alta na demanda.

 

Se quiser o apoio de uma plataforma completa para não perder nenhuma oportunidade, entre em contato conosco da Leancommerce!