Cenário mobile no Brasil em 2022: fique por dentro!

Confira dados e insights que podem gerar oportunidades para o app do seu e-commerce

 

O mercado mobile no Brasil ocupa o topo das pesquisas em números de downloads, tempo de uso e aumento de gastos em aplicativos. Afinal, o brasileiro nunca esteve tão conectado.

 

Um estudo da App Annie apontou que os brasileiros usaram o celular por 1/3 do tempo em que estão acordados. Número chocante, não é?

 

Mas, por quê o Brasil se destaca em tantos rankings quando o tema é mobile? Uma das possibilidades é que agora as pessoas têm maior confiança nos dispositivos móveis

 

Entretanto, o cenário mobile no brasil exige um olhar analítico de gestores do ramo. Apesar dos números em uso crescerem, dados da economia geral apontam para queda no consumo.

 

A pesquisa “O bolso do brasileiro”, de maio deste ano, aponta que 54% dos entrevistados diminuíram a quantidade ou o volume de itens que costumavam comprar, como medida para a redução de gastos. Mais da metade disse que tirou alguns itens da compra mensal e 44% substituiu marcas por opções mais baratas.

 

O grupo data.ai lançou relatório sobre o comportamento e o cenário mobile no brasil em 2022. O documento contém dados que podem gerar insights e oportunidades para o seu negócio

 

Reunimos abaixo as informações mais relevantes de cada setor. Confira:

 

CELULARES NÃO SAEM DAS MÃOS DO BRASILEIRO

 

Brasil, Indonésia e Coreia do Sul ultrapassaram 5 horas de uso por dia em aplicativos durante 2021. O Brasil ocupa o topo desse ranking, com tempo médio de 5,4 horas em frente às telas de tablets e celulares, um aumento de 32% em relação a 2019.

 

Grande parte desse tempo, 7 de cada 10 minutos, foi gasto em redes sociais de foto e vídeo. Entretanto, em termos de crescimento, quem levou a maior fatia do bolo foram os aplicativos de games

 

GAMES: MAIS DOWNLOADS E GASTOS

 

Em 2021, vimos um crescimento fenomenal nos downloads e nos gastos do consumidor mobile no Brasil. Foram 10,3 bilhões de downloads feitos. 

 

Em relação a gastos, houve crescimento de 22%, totalizando um montante de US$1,13 bilhões. Não é à toa que Netflix e TikTok vêm investindo em jogos para suas plataformas.

 

As categorias que impulsionaram gastos e downloads foram: entretenimento (+7% A/A em downloads; +69% A/A em gastos), produtividade (+8% de downloads; +32% de gastos) e educação (+8% downloads; +8% de gastos).

 

BRASIL DISPARA EM DOWNLOADS DE APP DE FINANÇAS

 

Downloads de aplicativos financeiros no Brasil ultrapassaram 693 milhões em 2021. Embora não seja o maior mercado do mundo, o Brasil teve um dos maiores crescimento do setor nos últimos 4 anos.

 

Uma das explicações pode ser pelo fato de que na América Latina, 70% da população não têm acesso à conta bancária e quase 80% não têm cartão de crédito. 

 

Essa realidade leva muitos consumidores a experimentarem alternativas como os neobanks. A Nubank lidera o número de downloads mobile no Brasil, seguido do PicPay, Banco Inter, C6 Bank e Banco PAN, respectivamente.

 

MARCAS INTERNACIONAIS CRESCEM NA DISPUTA DO VAREJO

 

No ramo do varejo, o tempo gasto pelos brasileiros em aplicativos de compras chegou a mais de 2,5 bilhões de horas

 

No cenário global, o tempo gasto em aplicativos de compras aumentou 18% no último ano, com forte movimento em fast fashion e social shopping

 

No Brasil, marcas com sede no exterior dominaram 52% de todos os downloads de aplicativos de compras em 2021, um aumento de participação de 11% em relação ao ano anterior. 

 

Os aplicativos com maiores índices de engajamento (MAU – monthly active users) no Brasil foram: Shopee, Shein, Mercado Livre, Amazon, Ali Express, Facily, Americanas, Enjoei, Magazine Luiza e Extra.com. 

 

Em relação aos downloads, o ranking segue: Shein, Facily, Shopee, Enjoei, AliExpress, Extra.com. Riachuelo, ShopSave, AliBaba e Marisa Cartão.

 

MOBILE SE DESTACA ENTRE USUÁRIOS DE STREAMING

 

Aplicativos de streaming de vídeos também dispararam no Brasil. O país viu um aumento de 34% no tempo gasto nesses aplicativos, com crescimento notável para Globo Play, Twitch, Disney+, Pluto.tv e HBO Max. Apesar do acesso a telas maiores, consumidores no Brasil assistem conteúdos no mobile.  

 

A Netflix segue com a maior presença global e público robusto entre as plataformas de streaming de vídeo: foram mais de 1 milhão de downloads locais em 60 países.

 

A Disney + rivaliza com a Amazon Prime Video na presença global e prova que é fundamental ter uma estratégia mobile-first

 

PANDEMIA ACELEROU EXPANSÃO DE APPS DE COMIDA E BEBIDA

 

Sessões em aplicativos de alimentos e bebidas atingiram mais de 4,5 bilhões no Brasil no último trimestre de 2021. 

 

Existiam preocupações com a desaceleração pós reabertura de comércios locais, mas o aumento na oferta e na demanda impulsionou o crescimento do mercado ainda mais. 

 

Fomentada por novas plataformas, parcerias, eficiência na entrega e atendimento rápido, a demanda dos usuários seguiu em alta ao longo do ano, com os usuários gastando mais do que nunca. 

 

APPS DE SAÚDE, BEM-ESTAR E FITNESS SEGUEM POPULARES

 

O cenário mobile no Brasil também foi positivo para aplicativos de saúde, bem-estar e fitness. 

 

Downloads do ramo cresceram 30% em 2021, sustentando a popularidade que aplicativos de meditação, condicionamento físico e saúde mental tiveram na pandemia. 

 

REDES SOCIAIS, METAVERSO E COMPRAS AO VIVO 

 

Aplicativos sociais são a chave para a conexão em nosso mundo mobile-first. O tempo gasto em transmissão ao vivo cresceu 9x em 4 anos. 

 

Apps de transmissão ao vivo também estão impulsionando os gastos do consumidor, crescendo 6,5 vezes em relação a 2018 e 55% ano a ano. 

 

Oportunidades para compras ao vivo, parcerias com criadores de conteúdo, capacitação criativa e aumento da autenticidade em aplicativos sociais são algumas das tendências do nicho.

 

Com crescimento anual de 45% no Brasil, o TikTok foi o vencedor em engajamento por usuário entre os 5 principais aplicativos sociais. 

 

A demanda por aplicativos sociais de avatar cresceu em meio ao interesse por metaversos. Criatividade, criação e conexão estão no centro de interesses crescentes em 2022. 

 

Monitorar o que está em ascensão é chave para estar entre os primeiros a captar mudanças nessas tendências.

 

GASTO CRESCENTE EM APPS DE RELACIONAMENTO

 

O gasto mundial do consumidor em aplicativos de namoro ultrapassou US $4 bilhões em 2021, com US $47 milhões vindos do Brasil. 

 

O montante representa aumento de 62% desde 2018. Os principais aplicativos que impulsionam o crescimento dos gastos incluem Tinder, The Inner Circle, Badoo e Bumble. 

 

NEGÓCIOS 

 

Diante da recessão, o uso mobile no Brasil ajuda usuários a encontrarem empregos ou alternativas de renda. Eduzz – Negócios Digitais, GetNinjas, Gringo, Make CV in PDF foram os apps do ramo com mais downloads no país. 

 

DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA APP DE E-COMMERCES

 

O cenário mobile no Brasil tem passado por transformações aceleradas, gerando desafios e oportunidades. Aplicativos que oferecem boa experiência para o usuário irão garantir maior engajamento e gasto em app.

No blog da Lean preparamos um conteúdo com dicas de marketing para aumentar a retenção e alavancar as vendas no seu aplicativo, clique aqui para conferir. 

 

E se precisar, você pode contar com nossos serviços de transformação digital e aplicativos para e-commerce. Converse com um de nossos consultores hoje mesmo, vamos adorar conhecer seu projeto.  

Leia mais! Tendências para e-commerce: quais podem mudar o comportamento do cliente?