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Checklist Black Friday: o que não pode faltar no seu e-commerce

Confira o checklist da Black Friday e deixe o seu e-commerce pronto para alta demanda de vendas do evento comercial mais esperado do ano.

 

A Black Friday 2021 está chegando e é hora de preparar o checklist com tudo que o seu e-commerce precisa para estar preparado. Isso porque, os consumidores esperam a data para realizar as suas compras e o volume de vendas aumenta consideravelmente.

Segundo levantamento da Neotrust, mesmo em meio a pandemia de 2020, as vendas na Black Friday ultrapassaram R$ 5,1 bilhões. Comparado a 2019, foi um crescimento de 31%. Para 2021 a expectativa é ainda maior. De acordo com o mesmo estudo, 59% dos consumidores planejam comprar algum produto online na Black Friday.

Para atender essa demanda, os e-commerces precisam estar preparados. Por isso, é fundamental já começar a pensar nas ações de marketing, infraestrutura do site, meios de pagamento disponíveis e vários outros pontos que vão ajudar a sua loja a se destacar no evento comercial mais esperado do ano.

Para te ajudar com isso, preparamos um checklist completo para a sua loja passar pela Black Friday com tranquilidade. Confira!

 


1. Verifique a infraestrutura do seu site e corrija os problemas


Para que o seu e-commerce venda mais e atenda todas as necessidades do seu cliente, é necessário ficar atento à estabilidade do site. Por isso, é importante fazer uma varredura para identificar possíveis falhas que possam dificultar a compra e levar o seu cliente a desistir.

Lembre-se que o site deve ser o mais intuitivo possível para que a jornada de compra seja fácil. Isso porque, muitas pessoas desistem da compra quando encontram dificuldades de encontrar o caminho para finalizar, ou o produto que deseja.

Então, faça uma análise no seu site para identificar tudo o que precisa ser melhorado antes da Black Friday. Alguns pontos merecem a sua atenção, veja a seguir!

 


Escalabilidade do site


Esse é um item muito importante no checklist da Black Friday. Isso porque, durante o evento, o seu e-commerce tende a receber muitos acessos e compras, saindo da rotina. 

Então, é importante verificar a capacidade que seu site tem em manter a qualidade do serviço disponível, sem prejudicar as suas vendas.

Além do site, veja se as integrações e aplicações que utiliza também estão preparadas para o volume de acessos durante a Black Friday. Para isso, faça alguns testes e entre em contato com esses parceiros para entender as estratégias e não deixar passar nenhum detalhe.

 


Segurança


Uma preocupação durante a Black Friday são as tentativas de fraude online, que podem gerar prejuízos aos lojistas. De acordo com uma reportagem da revista Exame, as tentativas de fraude na Black Friday no ano passado, com relação aos pedidos no e-commerce chegou a 1,36%, correspondendo a 2,72% do faturamento.

Entretanto, as tentativas de fraudes podem ser evitadas. Em primeiro lugar é preciso que você conheça o seu produto e entenda o comportamento do seu público, pois vai ajudar a identificar as possíveis fraudes.

No entanto, nada substitui o sistema antifraude. Escolha soluções de pagamentos que já tenham o antifraude integrado, e agregue mais domínio sobre as suas vendas.

 


Experiência do usuário


Como citamos, a jornada de compra do seu cliente deve ser muito clara no site. Ou seja, o layout precisa ser agradável, organizado e intuitivo para facilitar a navegação. Com isso, o usuário poderá navegar tranquilamente e encontrar todos os produtos que procura.

Além disso, é essencial que o seu site seja preparado para mobile. Afinal, muitas pessoas usam os smartphones para realizar as compras. Portanto, tudo deve se adequar às estruturas mobile para atender aos usuários que preferem realizar suas compras pelo celular.

 


2. Faça gestão do seu estoque


Durante a Black Friday é fundamental estar atento à gestão do estoque. Isso porque, com o volume de vendas, é muito mais fácil perder o controle e gerar prejuízos para o seu negócio, além de afetar a imagem da sua marca entre os consumidores.

Por isso, analise os seus relatórios de vendas anteriores para identificar a demanda dos consumidores. Caso seja a sua primeira Black Friday, coloque um número maior de itens à disposição, mas fique atento às saídas. Se identificar que não há mais um determinado produto em estoque, o retire da disponibilidade.

 


3. Estruture a logística do seu e-commerce


As vendas durante a Black Friday crescem consideravelmente e, assim como o seu site precisa estar preparado, o seu setor de logística também. Verifique todas as etapas e veja se estão preparadas para atender a demanda e ajuste o que for necessário, para oferecer a melhor experiência de compra ao seu cliente.

Além disso, fale com todos os seus fornecedores e parceiros e saiba se estão organizados para a demanda e se conseguirão oferecer um bom atendimento às suas necessidades.

Para evitar conflitos, o ideal é oferecer mais de uma opção de entrega da sua loja para que o cliente possa escolher o que for melhor para ele.

 


4. Ajuste as apresentações e os preços dos produtos


Como estão as páginas de produtos do seu e-commerce? Elas são fundamentais para aumentar a conversão de vendas. Sendo assim, as descrições de cada produto devem estar detalhadas e as fotos nítidas, mostrando muito bem a mercadoria.

Além disso, atente-se aos preços. Os consumidores digitais estão preparados para essa época e podem identificar caso a promoção não seja real. Então, ofereça promoções reais e preços vantajosos que vão, realmente, atrair o seu cliente.

 


5. Planeje as suas estratégias de marketing


As estratégias de marketing digital são essenciais para alcançar os consumidores na Black Friday. Acontece que a disputa por visibilidade na internet aumenta muito mais nesse período, então as campanhas precisam ser assertivas e direcionadas ao público correto.

Não adianta soltar várias campanhas e não atingir o seu público. Logo, é importante definir as estratégias que irá usar para que as pessoas acessem o seu site e comprem o seu produto. O ideal é ter profissionais experientes para pensar no plano de mídia que se encaixa melhor ao seu negócio.

O checklist da Black Friday vai te ajudar a se preparar para o evento comercial mais aguardado do ano por empresários e consumidores. Contudo, estar atento a todos os detalhes, vai ajudar o seu e-commerce a se destacar e alcançar as metas de vendas estabelecidas para o período.

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