Como faturar mais com aplicativo para e-commerce?

Da pré-venda às push notifications: confira 10 dicas de como faturar mais com aplicativo para seu e-commerce.

 

Empresas que desenvolveram aplicativos para e-commerce nos últimos anos vivem um bom momento. Apps de e-commerce tiveram aumento de 14% em downloads na América Latina, segundo relatório da Adjust

 

O índice demonstra que as mudanças no comportamento do consumidor trazidas pela pandemia vieram para ficar.

 

Mas apesar do aumento de novos usuários, dados do levantamento apontam que as taxas de retenção andam baixas. 

 

Isso demanda que gestores de e-commerce criem novas estratégias e pensem como faturar mais com aplicativo.

 

Para ter mais eficiência e resultados, a Sephora tem apostado em novas experiências no app

 

Em um artigo para o Google, o diretor de UX, Design de Produto e Pesquisa da marca, Andrew Birgiolas, conta que mais do que nunca, o foco está na experiência do usuário (UX), especialmente no mobile.

 

Segundo Birgiolas, quanto mais as pessoas usam os smartphones, mais suas expectativas crescem.

 

Em 2019, realizamos dezenas de estudos de usabilidade e ficamos surpresos ao descobrir que nosso aplicativo não oferecia uma boa experiência. 

 

Em parte, isso acontecia devido a uma navegação desatualizada

 

Com essa descoberta em mente, começamos, do zero, a repensar nossa experiência com aplicativos

 

Não nos apegamos a nenhum recurso específico que usávamos: nossa missão foi redesenhar o aplicativo colocando nossos fiéis clientes em primeiro lugar”, relata.

 

A partir desse insight, as equipes da Sephora passaram a se envolver em todas as partes do processo de design. 

 

Isso foi garantindo que, mesmo com a chegada da pandemia, a marca estivesse preparada para as mudanças aceleradas nos modos de consumo.

Por isso, antes de pensar em como faturar mais com aplicativo, é necessário se acostumar a testar e envolver diferentes inteligências no processo. 

Birgiolas lembra que é importante fortalecer a cultura de testes e se preparar para falhar.

Tendo isso em mente, aqui vão 10 dicas de como faturar mais com aplicativo para e-commerce.

USE A PRÉ-VENDA

A pré-venda é uma estratégia usada para lançar um produto, promoção, ofertas relâmpago, exclusividade de venda no app, entre outros. Essa ação pode ser interessante para entender a demanda por algum produto e aquecer sua base de clientes

A pré-venda permite ainda que sua equipe se prepare, negocie com fornecedores ou crie uma melhor experiência de compra. O foco dessa estratégia é estimular nos clientes o sentimento de urgência para garantir seu produto

Você pode anunciar a pré-venda exclusiva para seu aplicativo nas redes sociais, no e-mail, lista de contatos via WhatsApp, com influenciadores ou em banners/carrosséis no próprio app. 

Oferecer cupons também é uma excelente ideia, pois ajuda o cliente a conhecer seu e-commerce e aumenta as vendas. Se sua marca conta com lojas físicas, você pode entregar um cupom válido apenas para o aplicativo ou então experimentar parcerias com influenciadores e cupons virtuais.

FUJA DOS PICOS

Em datas especiais, como Dias das Mães, Natal e Black Friday, fuja dos dias de pico. A dica é antecipar suas campanhas, aproveitando quando a temporada de promoções ainda não está saturada.

BENEFÍCIOS E SEGURANÇA

Negocie com fornecedores e crie benefícios para seu cliente, como frete grátis, entrega rápida, mais parcelamentos, desconto nas compras via app, entre outros.

Caso seu produto ofereça condições especiais de troca, devolução ou garantia, analise se isso está sendo claramente comunicado para o seu cliente, pois pode fazer toda diferença na hora da escolha entre seu e-commerce ou o do concorrente.

COMPREENDA OS TIPOS DE CONSUMO

A crise gerada pela pandemia de Covid-19 e, mais recentemente, pela guerra na Ucrânia tem levado as pessoas a racionalizar o consumo. 

Isso trouxe à tona três diferentes tipos de consumo ou consumidor:

Subsistência – aquele que compra o básico para sobreviver, usa a criatividade e a economia circular;

Reflexão – aquele que preza pela funcionalidade e pelo consumo consciente. Tende a ser poupador e pensa no coletivo;

Celebração – a compra neste caso é uma forma de expressar prazer ou premiação pessoal. Está mais propenso ao upgrade e a usar a compra como escape.

As compras continuam, mas agora é necessário compreender melhor as motivações dos seus clientes, entender em qual nicho você atua e como faturar mais com aplicativo.

FORTALEÇA A CULTURA DOS TESTES

A constância na realização de testes revela ruídos quase imperceptíveis na jornada de compra. 

O diretor de UX da Sephora lembra que é imprescindível testar com alta frequência a forma como os usuários interagem com seu aplicativo. Isso permite identificar rapidamente qualquer problema. 

Muitas vezes acreditamos que uma funcionalidade será intuitiva, mas na prática as pessoas têm enorme dificuldade de usá-las. 

“Nada é tão traumático — ou mesmo estimulante para gerar mudanças — quanto a experiência de um vídeo ou sessão ao vivo de um cliente lutando para usar o seu produto”, comenta Andrew Birgiolas.

ESTIMULE REVIEWS E RESPONDA SEUS CLIENTES

Para faturar mais com aplicativo, é necessário aumentar a percepção da sua marca

Uma das formas de fazer isso e, de quebra, aumentar a taxa de conversão é estimular reviews entre seus clientes e responder com agilidade as eventuais dúvidas. 

É fundamental treinar equipes para acompanhar comentários, principalmente os negativos, e dar retornos assertivos e humanizados.

INVISTA NO MARKETING DE CONTEÚDO

Seja no blog, Instagram, Pinterest, TikTok ou YouTube contrate bons profissionais para criar estratégias de marketing de conteúdo. 

Além de gerar tráfego, investir em conteúdo estratégico atrai novos clientes, te ajuda a faturar mais com aplicativo e eleva sua autoridade no mercado.

CRIE CAMPANHAS DE PUSH NOTIFICATION

Push notifications são mensagens enviadas diretamente para o dispositivo do usuário. 

Quando bem utilizadas, elas te ajudam a interagir diretamente com seu público e alavancar as vendas. Saiba mais sobre tipos de campanhas push e dicas para criar a estratégia para o seu app.  

MELHORE A EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO

Integre sua equipe para a criação de uma estratégia de captação e interpretação de mobile data

Isso pode trazer insights preciosos para melhorar a experiência do usuário, eliminar ruídos na jornada de compra, fazer promoções personalizadas e alavancar as vendas

O uso de aplicativos nativos é uma ótima opção para marcas que precisam focar numa UX de ponta.

Definindo a rota

Como vimos no artigo, existem muitas formas de faturar mais com aplicativo. Algo que também não podemos deixar de mencionar é compreender de onde sua marca está partindo e onde deseja chegar

Portanto, defina quais os objetivos a serem alcançados e quais métricas sua equipe vai usar para mensurar os passos dessa jornada. 

Caso queira saber mais sobre mobile marketing e estratégias para alavancar seu app, confira este artigo: Conheça mais estratégias para alavancar seu app com o mobile marketing.