Como montar um e-commerce do zero e virar um empreendedor digital?

Como montar um e-commerce do zero e virar um empreendedor digital?

Como montar um e-commerce do zero e virar um empreendedor digital?

Apesar das facilidades que a internet trouxe, montar um e-commerce do zero é um processo que precisa de bastante cuidado se o objetivo final é o sucesso.

 

Diversos empreendedores não sabem como montar um e-commerce. São grandes os desafios e muitos questionamentos precisam ser feitos antes de iniciar o seu negócio neste ambiente tão concorrido.

Qual o melhor caminho para planejar o negócio? Como definir o nicho de mercado? Qual é o público-alvo? Como escolher os melhores fornecedores? Qual a melhor forma de projetar uma estrutura eficiente?

Esses questionamentos são bastante comuns e frequentes entre os empreendedores que estão começando. Pensando nisso, trouxemos neste artigo algumas dicas fundamentais de como montar um e-commerce do zero. Continue a leitura e fique por dentro!

 

Por que investir nesse tipo de negócio?

A cada dia que passa, empresas de diversos setores do mercado têm procurado por formas de expandir seus trabalhos. Em razão disso, o e-commerce surgiu como uma grande alternativa.

Com o objetivo de ultrapassar essas barreiras, os empreendedores vêm optando por esse modelo de negócio, considerado uma opção com bom custo-benefício, seguro e conveniente, tudo em uma única plataforma, beneficiando tanto o empresário quanto os consumidores.

Nesse sentido, o e-commerce é um ótimo percurso para expandir e impulsionar o seu negócio ou para começar um novo. Assim, essa opção dispensa demandas burocráticas que lojas físicas necessitam, podendo ser aberta em menos tempo e exige menos investimentos em infraestrutura.

Você não vai precisar lidar com aluguel, IPTU, contas ou licença de funcionamento como lojas físicas exigem. Gostou dessa oportunidade? Então, saiba agora como montar um e-commerce do zero de forma eficiente!

 

Como montar um e-commerce?

Entendendo os benefícios de trabalhar com e-commerce, cabe agora conhecer algumas dicas essenciais para criar uma loja virtual de sucesso. Confira:

Trace um objetivo

O primeiro passo a ser pensado sobre como criar uma loja online é elaborar os objetivos do seu empreendimento. É essencial que eles sejam realistas e possam ser alcançados, para que não corra o risco de se frustrar ou desistir no meio do caminho.

Primeiramente, foque nas metas gerais. Faça algumas pesquisas e veja como a concorrência está se posicionando na internet e qual é a sua performance.

Apoiado nisso, defina o que almeja para a sua marca e onde deseja chegar. Para isso, estabeleça metas de crescimento, produtos e clientes no curto, médio e longo prazo.

 

Conheça os nichos de mercado

Essa fase é muito importante para estabelecer os seus produtos (ou serviços) e seus potenciais clientes. Para tanto, é preciso estudar o mercado e as oportunidades de vendas nos nichos presentes. Com isso, é possível garantir que lucre com o que está entregando aos consumidores.

Ademais, para saber qual é o seu público-alvo, trace o perfil dele, isto é, a sua persona como consumidor ideal. Descubra quem é ele, seus hobbies, hábitos, desejos, problemas, características, entre outros fatores.

É a partir disso que a empresa vai direcionar as estratégias, como valores, formas de pagamento, canais de atendimento, suporte, meios de divulgação, etc.

 

Pesquise e encontre onde está seu público

Como dito antes, após encontrar o seu nicho de mercado e o que busca vender, será preciso pesquisar a fundo sobre o seu público no ambiente digital.

Por exemplo, se pretende lançar um e-commerce que vende para outras empresas (B2B), será que o shopping do Instagram seria um canal interessante para atingi-los? Ou seria possível propagar sua marca e realizar vendas pelo LinkedIn?

Assim, ao pensar em como montar um e-commerce, é primordial identificar os seus compradores, onde eles estão e o que consomem, para então conseguir definir os seus canais de vendas e atendimento.

 

Escolha uma plataforma para a sua loja

Antes de escolher a plataforma, é necessário comprar um domínio. O domínio é o endereço eletrônico do e-commerce, por exemplo: minhalojaonline.com.br.

Após isso, é preciso escolher a plataforma ideal para o seu trabalho. Com o aumento do comércio eletrônico, os desenvolvedores criaram ambientes virtuais direcionados para vendas, em que o empreendedor precisa somente configurar e registrar seus produtos.

Portanto, para optar pela melhor plataforma de e-commerce, basta escolher um plano que corresponda com seu orçamento e aproveitar as funcionalidades que ele oferece.

Para além disso, fique atento também nas possibilidades de integração da plataforma, como os meios de pagamento e marketplaces, por exemplo.

 

Configure opções de pagamento

Uma etapa importante nesse processo é definir as questões relacionadas aos meios de pagamento dos produtos ou serviços vendidos.

Dessa maneira, assim como existem ambientes para criar a estrutura da sua loja, também é preciso contratar um processador de pagamentos, como o PagSeguro, Stone e PayPal.

Esses mecanismos recebem os dados de pagamento dos seus compradores, entra em contato com o banco deles, processa a compra e confirma a quota do pedido. Depois o valor é direcionado para a sua conta bancária.

 

Projete o design do site

Após planejar todas as questões de backoffice, chegou o momento de pensar na identidade visual da sua loja. Quais cores usar, fontes, logotipo, distribuição de imagens e informações, posição do menu, botões, links, entre outros.

Essa etapa é muito importante para entender como montar um e-commerce de sucesso. O design está relacionado com a comunicação com os consumidores, já que é um dos primeiros elementos que impactam a percepção dos clientes sobre a sua empresa.

Esse trabalho deve ser bem feito, pois quando um usuário se depara com um espaço agradável, com informações organizadas e alinhadas, ele tem mais vontade de continuar a navegar pelo site.

 

Mantenha uma boa logística

Apesar de ser muito esquecida por quem está montando um e-commerce, a logística é de muita importância para garantir a satisfação dos seus consumidores. Entretanto, na prática, manter prazos, datas e oferecer bons valores exige um planejamento antecipado.

Sendo assim, pesquise por opções de envio, como transportadoras ou o sistema dos Correios, estabeleça tabelas de valores e prazos com a finalidade de evitar problemas com o processo de compra.

Aproveite também esse ponto para surpreender seus clientes com alguns cuidados. Por exemplo, na embalagem dos produtos, existem diversas opções de materiais reciclados no mercado.

 

Estipule os canais de atendimento

Durante o processo de montar a sua loja virtual, é necessário pensar nos canais de atendimento que devem estar disponíveis para atendimento ao público.

Por isso, estude os meios em que a persona vai encontrar a sua marca, analise onde sua marca deve estar presente e as formas de atendimento que são ideais, como e-mail, Facebook, telefone, WhatsApp, Instagram, etc.

Além disso, é importante trabalhar na forma como vai fazer contato com os clientes, principalmente em relação ao objetivo de fazer com que eles retornem a comprar do seu negócio.

Nesse sentido, a assistência técnica, pós-venda, tira-dúvidas precisam cumprir seu papel na experiência do consumidor. Para tal, seu empreendimento deve ser solícito, cordial e tentar resolver rapidamente os problemas do cliente.

Independentemente do perfil dos seus clientes, é essencial variar os canais para atendimento, a fim de que consiga atender as preferências deles.

Portanto, agora você entende os benefícios e como montar um e-commerce do zero, tendo em mãos as informações fundamentais para começar o seu negócio digital com o pé direito! Com essas dicas em mãos, rapidamente seu negócio estará fazendo grande sucesso no comércio eletrônico.

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