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Mobile first: 5 passos para implementar a estratégia

Mobile first: 5 passos para implementar a estratégia

Desenvolver projetos com foco em smartphones gera maior conversão e deixa a experiência de compra mais intuitiva, ágil e dinâmica. Por isso, o Mobile First é uma estratégia interessante para o seu e-commerce. Quer saber mais sobre? Confira neste texto do nosso blog. 

Mobile First é uma abordagem que visa a criar a melhor experiência possível para o usuário. Para isso, projeta aplicativos e sites a partir das menores telas, a dos smartphones, para só então trabalhar a versão dos desktops e notebooks.

A premissa é a seguinte: se o seu site for bom em um smartphone, ele será ótimo em outros dispositivos maiores. Já o oposto não acontece.

O conceito ganhou destaque em 2010 quando o CEO do Google, Eric Schmidt, anunciou em uma coletiva que a empresa iria focar suas melhores práticas de design em usuários móveis.

“O celular será, em última análise, a maneira como você oferece a maioria dos seus serviços. A resposta deve sempre ser o celular em primeiro lugar. Você deve colocar sua melhor equipe e seu melhor aplicativo pensando nos smartphones”, declarou o CEO.

O raciocínio de Schmidt é simples. Ao projetar para telas menores é necessário escolher apenas o que é fundamental, aquilo que seus usuários precisam.

Isso deixa a experiência de compra mais intuitiva, ágil e dinâmica, resultando em maiores taxas de conversão e satisfação dos clientes.

Um lembrete importante, é que a estratégia mobile first é diferente do design adaptativo e do responsivo. Nestes casos, o desenvolvimento do projeto faz o caminho oposto: primeiro o desktop e depois ajustes para outros dispositivos. Isso com frequência acarreta problemas de desempenho e de exibição, o que distrai a jornada de compra do consumidor.

 

Por que seu e-commerce deve ser mobile first?

· Facilitar a vida (e a compra) dos seus consumidores: uma pesquisa da FGV (Fundação Getúlio Vargas) mostrou que o Brasil tem 242 milhões de dispositivos móveis, mais de um aparelho por habitante. Outro resultado foi que a venda de computadores caiu 8% em relação a 2020. Ou seja, a maior parte dos usuários compra pelo celular, portante é a partir destes dispositivos que sua equipe deve criar experiências de navegação.

· Ganhar visibilidade orgânica: desde 2019 o algoritmo do Google dá prioridade aos sites desenvolvidos com a estratégia mobile first. Como publicado em seu blog:

“Obter respostas adequadas e relevantes ao fazer uma pesquisa não deveria depender do dispositivo que você utiliza. Você deveria receber a melhor resposta possível, independentemente de utilizar um celular, um computador ou um tablet. No ano passado, começamos a utilizar a compatibilidade com dispositivos móveis como um sinal de classificação nas pesquisas feitas a partir desses aparelhos”. E para se destacar entre os concorrentes, você já sabe, é fundamental ter um bom ranqueamento nos mecanismos de busca.

· Conhecer seu cliente: implementar uma estratégia de mobile first vai muito além de otimizar a navegabilidade. A abordagem pode ajudar a coletar dados, metrificar vendas e entender o comportamento do seu usuário.

 

Como implementar a estratégia de mobile first?

https://www.instagram.com/p/CbsiSoYuDnl/

 

1 – Design simples e hierarquia de informações

Forneça o conteúdo que seus usuários procuram, apenas isso. O excesso pode distrair a experiência. Você pode começar fazendo um inventário de conteúdo (uma planilha ou documento com tudo o que você deseja incluir). Então, faça uma hierarquia visual, ou seja, apresente o conteúdo de acordo com a importância de cada elemento para o seu usuário. Os mais importantes ganham mais destaque e assim por diante.

 

2 – Facilite a navegação

 

Uma opção interessante para estratégias de mobile first é a navegação combinada. Esse formato deixa os elementos fundamentais visíveis e permite que usuário encontre o que precisa sem precisar clicar em nada, apenas rolando a tela. O restante, não essencial, fica acessível em menus.

Para otimizar a integração e aumentar a taxa de retenção invista em bons CTAs. Botões consistentes e concisos entregam facilmente aquilo que o usuário procura e auxiliam em uma navegação fluída pelo destino desejado.

Amplie os alvos de toque. Diferente do mouse em desktops, os usuários móveis utilizam os dedos para o toque, portanto, faça testes de CTA e hiperlinks de acordo com o tamanho das telas de seus usuários.

3 – Estimule o diálogo e o feedback do usuário

 

Garantir que seus clientes fiquem satisfeitos e corrigir falhas o mais rápido possível aumenta a taxa de retenção e é fundamental para implementar uma boa estratégia de mobile first.

Para isso, facilite o envio de comentários através de formulários, prompt ou avaliações na loja de aplicativos. Outra opção é deixar ativar canais de mídia sociais que ofereçam suporte ágil aos clientes. Ao longo do tempo, feedbacks são essenciais para otimizar o desempenho do seu projeto.

Outra estratégia interessante que auxilia na satisfação do usuário é o uso de chatbots. Quando bem elaborados, podem resolver problemas rapidamente a qualquer hora do dia, sem exigir trabalho manual de sua equipe de atendimento.

 

4- Faça testes beta

 

Lançar a versão beta é uma forma de aumentar a taxa de retenção desde o início do projeto, pois ajuda a identificar os problemas antes de lançá-lo ao grande público. Além disso, permite otimizar o que já vai bem, levando a experiência do usuário à excelência.

 

5 – Mobile first como mentalidade

 

O sucesso da implementação de uma estratégia mobile first está diretamente ligado à mudança de mentalidade de toda a equipe envolvida desde a concepção do projeto. Não adianta sintetizar informações e criar um design responsivo se o time não fizer a coleta de informações, análise de dados e um bom relatório.

Estratégias mobile first exigem análises contínuas de equipes altamente qualificadas e em constante evolução.

Os diferenciais da Leancommerce estão nesse acompanhamento de ponta a ponta para projetos de todos os tamanhos, com:

· Consultoria estratégica e relatórios robustos
· Treinamentos exclusivos para a equipe de cada cliente
· Estudo de usabilidade para o segmento e perfil da marca
· Plataforma com foco em conversão, navegação mobile e performance de crescimento
· Aplicativos nativos para experiência mobile
· Desenvolvimento diário e entrega de melhorias a cada 15 dias
· Plantão emergencial 24×7

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