O que fazer para evitar fraudes no e-commerce?

Fraudes no e-commerce: O que fazer para evitar fraudes no e-commerce?

Fraudes no e-commerce: O que fazer para evitar fraudes no e-commerce?

As fraudes no e-commerce têm crescido muito. Entender como tudo funciona e criar meios de prevenção é fundamental para todos os lojistas online!

 

Sem dúvidas, há uma série de benefícios obtidos com um negócio online. Por outro lado, os riscos de fraudes no e-commerce existem, e não são poucos. Além disso, é preciso considerar que os problemas no ambiente virtual são drasticamente diferentes daqueles encontrados nos modelos tradicionais, ou seja, em lojas físicas.

Um levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, apontou que, a cada cinco segundos, uma ação criminosa envolvendo o comércio eletrônico era colocada em prática no Brasil.

Entretanto, apesar de o cenário ser um pouco complicado, é interessante observar que existem boas práticas que podem ser colocadas em ação visando evitar e até acabar com as formas mais comuns de fraudes no e-commerce.

As dicas a seguir apontam alguns dos melhores caminhos para quem deseja evitar problemas nesse sentido. Acompanhe!

 

Realizar auditorias regulares

Fazer auditorias regulares permite que o proprietário ou responsável pelo e-commerce encontre vulnerabilidades e falhas antes dos criminosos. Entretanto, a rotina de auditorias deve ser frequente, afinal, novas formas de crimes e fraudes surgem todos os dias.

Além disso, é necessário revisar os pontos falhos com o objetivo de analisar se ainda apresentam riscos ou se alguma otimização pode ser feita.

 

Ter um checkout seguro para evitar fraudes no e-commerce

Implementar um CAPTCHA no e-commerce ajuda a coibir ataques de bots. Contudo, em alguns casos seu uso pode ser controverso, especialmente considerando a usabilidade. Por outro lado, essa ferramenta ainda continua com uma excelente opção para prevenir vazamentos de dados e fraudes automatizadas.

 

Senhas fortes

Ajudar os clientes a protegerem seus cadastros e contas com níveis extras de segurança também é uma ideia útil. Sendo assim, o próprio e-commerce pode incentivar o uso de senhas mais complexas.

Uma das maneiras mais simples de fazer isso é contar com um sistema que aceite somente senhas mais longas, com letras maiúsculas e caracteres especiais incluídos. O cliente também pode ser incentivado a usar geradores de senhas para obter uma opção mais forte e segura.

 

Monitorar adequadamente o site

Criar uma rotina de monitoramento faz toda a diferença para a segurança de um e-commerce. Para isso, o proprietário pode monitorar as transações e contas em busca de informações suspeitas e sinais de alerta. No mercado, há uma série de ferramentas que podem ajudar nesse processo, por exemplo, aquelas que rastreiam o IP dos clientes e emitem avisos de endereços suspeitos.

 

Manter o software atualizado

Sem dúvidas, todos os dias surgem milhares de ransomwares e os criminosos virtuais trabalham constantemente em atualizações para que consigam invadir até os softwares mais protegidos. Sendo assim, vale a pena acompanhar as atualizações do software de forma que nada importante seja negligenciado.

 

Solicitar o CVV

Essa é uma das maneiras mais simples de prevenir fraudes no comércio eletrônico. Exigir o código de segurança de três dígitos (ou quatro, dependendo do banco e modelo de cartão) localizado no verso de cartões de crédito ou mesmo o código CSC, ajuda a garantir que os clientes estejam de posse do cartão físico, o que contribui para mais segurança.

 

Revisar os avisos de erro

Em alguns casos, manutenções e atualizações de rotina podem causar o surgimento de algum erro, geralmente, indicado por meio de mensagens e alertas na plataforma usada.

Todavia, por menor que seja o problema ou mesmo que tudo funcione adequadamente, tais avisos precisam de análise periódica. Afinal, por menor que seja a falha, ela poderá ser a razão de fraudes no sistema.

 

Usar HTTPS para evitar fraudes no e-commerce

O HTTPS é a versão com maior nível de segurança do HTTP. Esse é o principal protocolo usado no ambiente virtual entre o navegador do usuário/cliente e o e-commerce.

Dessa maneira, o HTTPS criptografa o fluxo de dados com a finalidade de proteger informações sensíveis e confidenciais, como o número do cartão de crédito, endereços e nome do cliente.

Em resumo, esse protocolo vai garantir que as transações não possam ser facilmente vistas por fraudadores e cibercriminosos. Lembrando que junto com ele é necessário implementar o certificado SSL, para garantir ainda mais proteção nas transações online.

 

Ter cuidado com a quantidade de dados do cliente

Outra maneira de proteger o negócio virtual da violação de dados é armazenar o mínimo possível de informações oriundas dos clientes. O princípio básico é que hackers não poderão roubar o que o sistema não guarda.

Portanto, as operações de cadastro e compra devem ser processadas de maneira a evitar o recolhimento de dados desnecessários. Por exemplo, para determinada compra é necessário o CPF, número do cartão, endereço de entrega e nome do comprador, logo, dados do título de eleitor, RG e datas de nascimento e outras informações confidenciais não precisam entrar na lista.

 

Contar com ferramentas antifraude

A princípio, na medida que ocorre o crescimento do e-commerce, mais robustas e eficientes as ferramentas de prevenção devem ser.

Entretanto, antes de escolher uma, é necessário fazer algum tipo de avaliação para saber se, de fato, aquela opção atende ao perfil da plataforma usada e oferece os recursos necessários para as transações feitas durante os cadastros e compras.

Por isso, como pode haver dúvidas, pode ser interessante aproveitar os períodos de teste para avaliar a ferramenta, assim, a escolha será feita de maneira mais consciente.

 

Escolher uma plataforma segura para evitar fraudes no e-commerce

Muitas pessoas que idealizam algum projeto de negócio online definem a plataforma com base na conveniência. Entretanto, esse pode não ser o melhor caminho.

Uma vez que as fraudes no e-commerce crescem a cada ano, a mentalidade de segurança deve direcionar todas as escolhas. Concentrar as buscas em alternativas que, comprovadamente, apresenta diversos níveis de segurança, como protocolos de autenticação, certificados SSL e criptografia é a recomendação mais importante.

Em suma, as fraudes no e-commerce continuarão existindo e, em um mundo cada vez mais dependente da tecnologia, a tendência é de que aumentem constantemente. Então, para proteger o projeto de criminosos e fraudes de todos os tipos, o trabalho contínuo deve estar no topo da lista de prioridades.

Por fim, o ponto de vista do cliente deve ser a base da análise de qualquer ação. Afinal, as medidas de segurança contra fraudes no e-commerce precisam funcionar em harmonia com a experiência do cliente, tornando todo o processo satisfatório para ele.

 

Gostou do nosso artigo? Então, aproveite e conheça mais sobre o setor de e-commerce em nosso blog!