Funil de vendas para e-commerce

Funil de vendas para e-commerce: Por que adotar esse modelo?

Descubra por que adotar o modelo de funil de vendas no e-commerce pode ampliar seus resultados e levar o seu negócio para um novo nível!

Para que você possa gerar resultados de qualidade para a sua loja virtual, é importante que você entenda o caminho percorrido pelo seu cliente até ela. Esse é o papel do funil de vendas para e-commerce.

O funil de vendas é um velho conhecido de empresas de diversos segmentos, mas também pode ser utilizado no e-commerce. No entanto, essa combinação traz algumas particularidades que podem se mostrar desafiadoras para quem não se preparar.

Que tal aprender tudo o que você precisa para começar a trabalhar com funil de vendas para e-commerce?

 


O que é um funil de vendas?

 

Um funil de vendas é um modelo utilizado para mapear o caminho percorrido por um cliente desde o primeiro contato com uma empresa até a compra. Ou seja, envolve a compreensão de quais são os principais gatilhos para aproximar cada vez mais os seus potenciais clientes do seu produto ou serviço.

Cada estágio do funil de vendas corresponde a um nível dessa aproximação. Então, o seu objetivo é criar conteúdo que seja capaz de fazer com que seu público avance por cada etapa até chegar à conversão e fidelização.

Por fim, é importante reforçar que nem todo mundo começa no topo do funil de vendas. Há casos em que um possível consumidor já chega com conhecimento daquilo que precisa, o que o coloca em estágios mais avançados desse modelo. De qualquer forma, é necessário pensar nas estratégias para cada um deles.

 


Estágios do funil de vendas


A melhor forma de entender como funciona o funil de vendas é observando as diferenças entre as suas 4 etapas. Confira essas informações a seguir.

 


1. Atração


É a etapa em que o seu público ainda nem está buscando o produto ou serviço. Ou seja, ele desconhece que tem uma necessidade a ser solucionada pelo que a sua empresa está oferecendo.

Como a ideia é fazer o público avançar para a próxima etapa, é preciso ajudar essas pessoas a entenderem que têm um problema a ser solucionado a partir da informação correta.

 


2. Ativação


No meio do funil, o seu público já sabe que tem um problema. Então, chega a hora de ajudá-lo a entender melhor essa questão e considerar possíveis soluções para ela.

É também nessa etapa que você pode começar a coletar dados dessas pessoas em troca de entregar conteúdos mais aprofundados sobre temas relevantes para elas.

 


3. Decisão


É nesse estágio em que o seu público já está totalmente por dentro do próprio problema e da solução que precisa. Então, chega a hora de apresentar o seu produto ou serviço para ajudá-lo a decidir.

Ao oferecer exatamente o que o seu potencial cliente precisa, ele já terá informações suficientes para entender que aquela solução é a mais relevante para ele.

 


4. Fidelização


Mesmo depois da conversão, o seu trabalho com o funil de vendas continua. Afinal, é preciso implementar iniciativas que consigam fidelizar seus clientes. Ou seja, a ideia é fazer com que eles continuem comprando.

Isso será determinante para você contar com resultados cada vez melhores e alcançar possíveis novos consumidores a partir de recomendações positivas.

 


Por que trabalhar com funil de vendas para e-commerce?

 

O funil de vendas é um recurso muito valioso para potencializar as vendas de uma empresa. Então, é natural que ele possa ajudar bastante a proporcionar resultados de qualidade para um e-commerce.

Para começar, ele é uma forma organizada de planejar e executar as suas estratégias com foco em converter clientes. Sem esse modelo, você fica sem uma maneira efetiva de pensar nas ações certas para cada momento da aproximação desse público.

Além disso, monitorar as suas métricas relacionadas a cada etapa do funil de vendas para e-commerce permite entender como os seus resultados estão evoluindo. Por exemplo, se você está atraindo bastante público no estágio de atração mas ele não avança, algo está errado no meio da sua estratégia.

Por fim, é fundamental que você possa adaptar o modelo do funil de vendas às particularidades da sua loja. Ele somente tende a funcionar quando atende às especificidades do seu negócio e do seu público-alvo.

 


Como funciona o funil de vendas para e-commerce?

 

O funcionamento do funil de vendas para e-commerce é um pouco diferente daquele encontrado em outros tipos de empresa. Afinal, você não vende um único produto, e sim vários. Além disso, essas diferentes possibilidades podem atrair fatias de público igualmente distintas.

Além disso, o seu trabalho não termina depois da conversão. O trabalho de fidelização do seu cliente deve ser constante, o que garante que ele continue voltando para o seu e-commerce. Para isso, é preciso olhar além do funil de vendas, em uma etapa focada em fidelizar.

Uma das suas missões mais importantes nesse contexto é engajar seus visitantes. São as pessoas que caem no seu site com algum propósito e precisam ser guiadas até o que precisam. Felizmente, a tecnologia por trás do marketing digital moderno permite o uso de ferramentas bem sofisticadas para potencializar esse aspecto.

Portanto, é possível fazer uso de uma série de ferramentas para incentivar o avanço do público pelo funil de vendas para e-commerce. Um exemplo disso é o e-mail, que pode ser muito bem utilizado.

 


Como implementar o funil de vendas para e-commerce?

 

Agora é a hora de começar a planejar como você utilizará o funil de vendas para e-commerce. A seguir, estão os principais passos para fazer isso da forma correta. Confira!

 


Identifique o perfil do seu público-alvo


Para que seja possível desenvolver a melhor estratégia de funil de vendas para e-commerce, primeiramente é necessário saber quem você está buscando. Ao identificar o perfil do seu público, você poderá encontrar oportunidades de aproximá-lo de suas ofertas.

Tenha atenção especial aos principais problemas que essas pessoas procuram resolver. Entenda como é o dia a dia delas e como os produtos do seu e-commerce podem ajudá-las.

 


Cadastre informações dos clientes


A partir do estágio de ativação, você pode começar a requisitar os dados de contato dos seus visitantes para obter conteúdos mais aprofundados e específicos. Com isso, você consegue ativá-los em diferentes tipos de campanhas para que avancem no funil de vendas.

O mais importante é utilizar esses dados para criar uma comunicação personalizada com essas pessoas. Por exemplo, quem compra muito no setor de tecnologia pode receber ofertas específicas dessa área.

 


Entregue valor com seu conteúdo


Sem conteúdo de qualidade, você não conseguirá fazer o seu consumidor avançar no funil de vendas. Isso vale para tudo, desde os anúncios que você veicular no meio digital até as promoções enviadas por e-mail.

Aliás, algumas lojas têm sucesso ao criar um blog para entregar informações de valor para potenciais clientes. É o caso de criar posts com tutoriais úteis, explicações sobre o funcionamento de produtos, comparativos de diferentes versões, entre outros.

 


Aprenda com os seus resultados


A otimização é uma parte fundamental da estratégia de funil de vendas para e-commerce. Ou seja, é preciso acompanhar de perto os seus resultados para identificar o que está indo bem e o que precisa de ajustes.

A partir daí, você precisa enxergar alguns padrões que possam ensinar mais sobre o comportamento do seu consumidor. Com essas informações, é possível aprimorar cada vez mais a sua abordagem.

Por fim, utilizar um funil de vendas para e-commerce é a melhor forma de atrair novos clientes e fidelizá-los em um ritmo produtivo. Aproveite as dicas deste artigo para planejar e ativar a sua estratégia, sem se esquecer de otimizar seus resultados a cada passo do processo.

Quer aprender mais sobre como impactar positivamente o seu consumidor? Então, confira aqui no blog 10 dicas para oferecer uma ótima experiência de compra no seu e-commerce.