Lançamento de aplicativo: qual é a hora certa?

Lançamento de aplicativo: qual é a hora certa?

Confira 7 dicas para planejar o lançamento do aplicativo do seu e-commerce

 

Se você está por dentro das tendências no comportamento do consumidor em 2022, provavelmente já fez ou está planejando fazer um lançamento de aplicativo para o seu e-commerce.

 

Neste ano, seis em cada dez donos de celulares (63%) revelaram fazer compras pela internet mais de três vezes ao mês. Os dados são de um levantamento da Comscore, que mostra também que 90% dos brasileiros que utilizam a internet já fizeram compras por aplicativos ou sites acessados via smartphone.

 

Depois de analisar as necessidades do seu e-commerce, levantar orçamentos e definir uma equipe especializada, é hora de decidir o melhor momento para fazer o lançamento do aplicativo

 

Você pode programá-lo para uma data significativa para o seu nicho, como Dia das Mães ou Natal, por exemplo. Isso deve garantir um boom nos downloads logo na primeira semana do lançamento, o que é ótimo para o posicionamento do aplicativo na App Store.

 

Mas esse é apenas um detalhe. A escolha da hora certa para o lançamento do aplicativo depende de uma série de fatores importantes a serem considerados.

 

Para auxiliar você e seu time nessa tomada de decisão, preparamos um guia com dicas para planejar o lançamento do aplicativo do seu e-commerce, confira:

 

1 – DEFINA SUCESSO

 

Sucesso é uma palavra subjetiva. Ter em mente o que seu e-commerce precisa e quais seus objetivos é o primeiro passo da sua campanha de lançamento de aplicativo.

 

Pense em um objetivo geral, por exemplo: você deseja aumentar as vendas em dispositivos móveis, quer aumentar a conexão dos clientes com seus produtos ou deseja aumentar o volume geral de vendas (em todos os canais)?  

 

Em seguida, levante quais os objetivos específicos e KPIs, para o dia do lançamento. Isso vai contribuir para que sua equipe consiga mapear problemas, obter insights e atualizar melhorias de maneira ágil.

 

Lembre-se de não focar apenas no volume de downloads, mas considerar o envolvimento do usuário de maneira geral. Alguns exemplos de KPI podem ser:

 

  • Número de inscritos para o lançamento do aplicativo;
  • Número de downloads durante o lançamento;
  • Vendas geradas no dia;
  • Número de avaliações e comentários na loja de aplicativos.

 

Um método para definir quais objetivos e metas podem ser mais eficientes é o plano SMART, que se baseia em cinco fatores. Antes de estabelecer cada meta, vocês devem se perguntar se ela é: (S – SPECIFIC) específica; (M – MEASURABLE) mensurável; (A – ATTAINABLE) atingível; (R – RELEVANT) relevante; (T – TIME BASED) temporal. 

 

A partir dessa análise você e sua equipe irão criar um bom planejamento, com dados que servirão de base para a tomada de decisões.

 

2 – FAÇA UM PLANEJAMENTO (REALMENTE) INTEGRADO E VISÍVEL

 

Para conseguir alcançar aquilo que foi definido anteriormente como sucesso é necessário criar um planejamento com passo a passo de ações. É nesta etapa que você poderá definir com segurança o melhor momento para o lançamento do aplicativo do seu e-commerce.

 

Crie um plano de ação contendo: ações de curto prazo; ações de médio prazo; e os testes que deverão ser feitos. Defina o que será feito, quais os prazos, o responsável final, investimento necessário, etc.

 

Uma dica que parece óbvia, mas muitas empresas ainda não fazem é a integração entre os times de desenvolvimento, marketing, comunicação e vendas. A boa comunicação é fundamental para o sucesso de um projeto, então escolha metodologias ágeis, colaborativas e visíveis para os times envolvidos.

 

Não se esqueça de montar um dashboard intuitivo para que as equipes de trabalho se mantenham engajadas com as metas. Por fim, defina uma periodicidade para avaliar o desempenho das ações.

 

3 – DEFINA AS PERSONAS PARA O APLICATIVO

 

Você provavelmente conhece qual o público-alvo do seu e-commerce, mas para o lançamento do aplicativo é interessante que você refine esses perfis a fim de criar uma boa jornada de compra.

 

Uma estratégia que pode te ajudar é criar personas. Diferente do público-alvo, que revela dados mais abrangentes e impessoais (idade, gênero, localização, renda, etc.), a persona traz pontos específicos e personalizados. É uma representação fictícia com dados reais de comportamento, crenças, hábitos, desafios, critérios de decisão na hora da compra e por aí vai…

 

No caso do seu app, você pode criar diversas personas e desenhar jornadas de compra exclusivas para cada uma delas. Além disso, com as personas em mãos, você poderá determinar tipos de conteúdos para atingir as metas, definir o tom de voz e reduzir pontos de fricção na experiência de compra.

 

4 – DESENHE ESTRATÉGIAS PARA DIVULGAR O LANÇAMENTO DO APLICATIVO

 

Com o planejamento integrado e as personas desenhadas, é hora de inserir as estratégias de comunicação e marketing do seu app. Levante todos os possíveis pontos de contato dos consumidores com a sua marca (site, redes sociais, mecanismos de busca e espaços físicos) e defina os conteúdos e anúncios que você irá desenvolver para cada um deles.

 

Pensa na jornada de compra das personas e construa também a jornada de conteúdo. Pergunte-se o que levará seus clientes a baixarem o aplicativo? O que vai mantê-los engajados? Como você pode estimulá-los a recomendarem o app para amigos?

 

Você pode envolver seus atuais clientes com ofertas pré-lançamento para downloads feitos até uma data específica. Divulgue a novidade como algo que vai facilitar a vida de seus clientes. Se seu e-commerce é de moda infantil, por exemplo, que tal conversar com mães para participarem de uma live de lançamento de produtos e descontos exclusivos para quem baixar o aplicativo?

 

Defina o quanto sua empresa vai investir em mídia paga e separe parte do orçamento para as parcerias com influenciadores. Em todos os casos, revise os pontos de contato e não se esqueça de testar botões CTAs para os downloads do aplicativo.

 Leia mais: Teve o aplicativo rejeitado? Saiba quais podem ser os motivos, clicando aqui

5 – COMPARTILHE O PROCESSO DE CRIAÇÃO COM SEU PÚBLICO

 

Enquanto é realizado o desenvolvimento do aplicativo, a equipe do marketing pode aproveitar para elevar o nível de consciência do consumidor.

 

Informar seus clientes com antecedência sobre o lançamento do aplicativo vai aumentar suas chances de alcançar metas. Pense em campanhas para envolvê-los no processo de desenvolvimento, isso cria antecipação e demanda pelo serviço.

 

Nas redes sociais, você pode compartilhar capturas de telas e vídeos mostrando como seu aplicativo vai facilitar a vida do usuário ou o que ele entrega para o público. Pergunte o que eles acham, peça contribuições. Vale também investir no disparo de e-mails para sua lista de contatos.

 

Outra estratégia é disparar releases para a imprensa, mas para isso, é importante oferecer um gatilho factual que traga vantagens ao consumidor. Um exemplo seria anunciar que os clientes que comprarem no dia do lançamento terão frete grátis.

 

6 – FAÇA TESTES BETA

 

Fazer testes antes do lançamento do aplicativo vai fornecer feedbacks preciosos do ponto de vista técnico e de marketing. Essas informações vão ajudar sua equipe a encontrar pontos de fricção, bugs e corrigi-los antes do lançamento.

 

Você pode fazer testes fechados com os times de trabalho do seu e-commerce, contratar especialistas ou selecionar alguns clientes. Algumas metodologias como o Design Sprint podem ser úteis nesse processo.  

 

Certifique-se de coletar feedbacks sobre a experiência geral de compra em dispositivos distintos. O cliente deve ter uma experiência excepcional desde a inscrição, navegação, até o checkout. E falando em checkout, este é outro ponto decisivo no fluxo de compras. Para criar uma boa experiência, considere:

 

  • A segurança e métodos de pagamento;
  • Coleta de informações para entrega da maneira mais fácil, simples e rápida possível;
  • Informações de rastreamento e entrega pós compra;
  • Opção de pedidos com um clique.

 

 

7 – REVISE O PLANEJAMENTO INICIAL

 

Como dissemos acima, é preciso ter periodicidade na checagem do andamento de cada ação para avaliar se as metas serão atingidas no prazo idealizado.

 

Problemas inesperados e até mesmo oportunidades, como acontecimentos que se relacionam com seu nicho de mercado, podem surgir no meio do caminho exigindo que você recalcule a rota e o lançamento do aplicativo.

 

O FIM É APENAS O COMEÇO

 

O dia do lançamento gera muitas tensões, mas também alívio! Celebre com sua equipe, isso vai garantir o fôlego que vocês precisam para seguir a todo vapor na próxima etapa: de incentivo e marketing de aplicativo. Para saber mais sobre esse tema, confira outros conteúdos do nosso blog.