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Marketing de conteúdo: vantagens para seu e-commerce

Nesse artigo, mostraremos a importância do marketing de conteúdo para o seu e-commerce e a melhor maneira de implementá-lo na sua empresa.

 

O marketing de conteúdo tornou-se uma ferramenta amplamente utilizada por e-commerce em diversas empresas.

Dessa forma, é uma das estratégias do marketing digital, que consiste em produzir conteúdo relevante, com o objetivo de educar as pessoas sobre o mundo dos negócios.

Assim, é possível esclarecer sobre os produtos e serviços de uma empresa, bem como explicar a respeito de suas funções. Além disso, o marketing de conteúdo permite trazer informações importantes para o público.

Portanto, os recursos tecnológicos e a inovação da criação de conteúdo fazem com que um e-commerce se torne referência em seu segmento de mercado. O planejamento de marketing de conteúdo compreende diversas mídias: blog, redes sociais, vídeos, entre outras.

Desse modo, é possível transmitir as informações para diversos públicos, que consomem formatos específicos.

Nesse artigo, você aprenderá sobre como aplicar essa estratégia em um e-commerce e quais as vantagens para o desenvolvimento de um negócio.

 

Conceito de marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo é uma prática voltada para a atração de clientes, por meio da criação de textos, roteiros, blogs posts, vídeos e ebooks.

Portanto, essa espécie de estratégia não consiste em falar apenas dos produtos e serviços de uma empresa, mas também de fornecer valor a esse público, por meio de conteúdos relevantes. Logo, o objetivo é solucionar problemas reais das pessoas.

Como resultado, a empresa se torna referência, pois o público lembrará da importância e da utilidade das informações oferecidas. Assim, o processo de fidelização desses clientes ocorrerá de forma natural.

Para um e-commerce que já opera no meio virtual, o marketing de conteúdo é indispensável, pois mantendo o público engajado, é possível adquirir autoridade no mercado.

 

Etapas da criação do marketing de conteúdo

Para que a estratégia de marketing de conteúdo atinja sua finalidade, é fundamental conhecer cada etapa deste processo, afinal, segui-las corretamente trará resultados positivos e essenciais para o crescimento de um e-commerce. Acompanhe!

 

Planejamento

O planejamento é o marco inicial para uma produção de conteúdo de sucesso. Portanto, é essencial ter atenção a essa etapa. Dessa forma, é necessário avaliar as metas do negócio, o público-alvo e o objetivo do setor de marketing.

Assim, é possível identificar os formatos ideais, a frequência da criação, as tarefas de cada profissional da equipe, entre outros dados.

Por fim, o planejamento contém todo o esboço da estratégia de marketing de conteúdo, para que seja possível visualizar os potenciais resultados.

 

Criação do modelo de persona

Persona é o modelo ideal de cliente para um negócio. Sendo assim, essa criação traz todas as características que um cliente teria, além de seus problemas que necessitam de soluções oferecidas pela empresa.

Para um e-commerce, a persona permite criar conteúdos personalizados, de acordo com seu público-alvo.

De igual forma, o planejamento é uma etapa fundamental, a criação da persona também é crucial para qualquer estratégia de marketing de conteúdo.

 

Produção do conteúdo

Após definir a persona e planejar todas as atividades, é momento de produzir o conteúdo propriamente dito. Dessa forma, cada equipe deve produzir diferentes espécies de conteúdo, como blog posts, vídeos, ebooks, podcasts, entre outras.

É fundamental que a produção de conteúdo ocorra de forma organizada, seguindo planejamentos mensais e semanais. Assim, é possível manter a constância, o que gera maior engajamento e autoridade.

Da mesma forma, é preciso garantir a qualidade dos conteúdos produzidos. Portanto, contar com equipes de revisão permite manter um padrão de qualidade, o que também é importante para gerar autoridade perante a audiência.

 

Publicação e divulgação

Além de planejar a produção de conteúdo, também é preciso elaborar as estratégias de publicação e divulgação desses conteúdos. Sendo assim, é necessário definir:

  • Onde e quando publicar;
  • Em qual frequência;
  • Como divulgar o conteúdo. 

Por meio das redes sociais e das práticas de SEO, é possível realizar uma divulgação que resulte em maior tráfego orgânico.

 

Análise dos resultados

A análise dos resultados é imprescindível para identificar se a gestão está alcançando as metas.

Além disso, a utilização de métricas permite visualizar pontos que necessitam de melhorias. Portanto, todas as ações precisam ser avaliadas, como por exemplo tráfego orgânico, anúncios pagos e posts em redes sociais.

 

Vantagens do marketing de conteúdo para o e-commerce

O marketing de conteúdo proporciona inúmeras vantagens para um e-commerce. Por meio da criação de conteúdos que educam e auxiliam o público, é possível que um e-commerce se destaque no mercado, aumentando sua base de clientes. Veja!

 

Gera engajamento e autoridade

A produção de conteúdo relevante proporciona autoridade, pois a empresa se posiciona como referência em determinado segmento.

Sendo assim, ao oferecer valor e utilidade, o público passa a interagir com o conteúdo, se tornando mais engajado. Como resultado, a empresa conquista um relacionamento de proximidade com seus clientes.

 

Crescimento das vendas

Quando a empresa gera valor por meio de seu conteúdo, o crescimento das vendas é uma consequência natural.

Portanto, o público acaba relacionando os conteúdos relevantes com os produtos ou serviços oferecidos pelo e-commerce.

 

Redução dos gastos com aquisição de clientes

O marketing de conteúdo gera tráfego orgânico. Embora os resultados não sejam imediatos, são mais duradouros, dada a autoridade que a empresa conquista.

Dessa forma, é possível reduzir os custos com a aquisição de clientes, visto que os anúncios e mídias pagas não serão mais a estratégia principal.

As leads serão convertidas em clientes de modo natural, pois serão educadas sobre os produtos e serviços, por meio da produção de conteúdo.

 

Importância das técnicas SEO para o marketing de conteúdo

Sigla para Search Engine Optimization, SEO consiste em práticas de otimização para mecanismos de busca. Portanto, a utilização de algumas técnicas permite um bom ranqueamento. Essas podem ser:

  • Utilização de palavras-chave;
  • Estruturação do texto para facilitar a leitura;
  • Relevância do conteúdo;
  • Escaneabilidade;
  • Link building, entre outras.

Assim, é possível aparecer nas primeiras páginas de resultados de buscadores, como o Google. Além da estrutura do texto propriamente dito, também é importante demandar atenção para a forma como o conteúdo aparecerá nas páginas de resultados.

Dessa forma, é necessário criar um título para SEO (SEO Title) e uma meta-descrição que contenham a palavra-chave. Assim, será possível visualizar, de forma resumida, sobre o que diz o conteúdo, facilitando o processo de busca.

Por fim, as práticas de SEO são fundamentais para que a estratégia de marketing de conteúdo alcance resultados satisfatórios.

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