Melhor plataforma de e-commerce

Checklist: como escolher a melhor plataforma de e-commerce?

Você sabe como escolher a melhor plataforma de e-commerce para o seu negócio? Então, confira o checklist preparado para você!

 

Escolher a melhor plataforma de e-commerce é o primeiro passo para quem deseja investir em uma loja online. Isso porque, a plataforma será a vitrine da sua loja, e precisa de um layout organizado e bonito para atrair seus clientes.

A plataforma vai disponibilizar toda a infraestrutura para a criação e manutenção do seu negócio. Então, ela precisa oferecer funcionalidades básicas, como o cadastro de produtos, gestão de preços, estoque, integrações de pagamentos, logística, entre outras.

Para te ajudar a escolher, aqui está um checklist do que você precisa procurar em uma plataforma para escolher a melhor para o seu e-commerce. Acompanhe!

 

Quais são os tipos de plataforma?

Primeiramente, você precisa conhecer os tipos de plataforma. Sim, existem diferentes tipos no mercado, atendendo a necessidades e tamanhos de negócios variados. Para saber qual escolher, o ideal é entender a sua realidade e o que espera da plataforma.

Veja alguns modelos de plataformas:

  • Open source: podem ser personalizadas, de acordo com as necessidades e preferências da sua loja;
  • SaaS (Software as a Service): contém sistemas disponibilizados em nuvem, sendo acessados de qualquer dispositivo com acesso à internet;
  • Licenciadas: são desenvolvidas por empresas terceiras e precisam da aquisição de uma licença pelo contratante;
  • Proprietárias: a maior parte dos serviços de gestão e criação já estão prontos, sem a necessidade de um time de desenvolvimento para integrar;
  • De desenvolvimento próprio: é a criação do zero de todos os aspectos da loja.

 

O que considerar para escolher a melhor plataforma de e-commerce?

Para ter uma loja online de destaque é preciso escolher a plataforma correta. Atualmente, existem várias que oferecem diversos recursos que podem otimizar o seu processo, melhorando a qualidade dos serviços oferecidos para os clientes.

No entanto, alguns pontos precisam ser considerados. Para escolher a melhor plataforma de e-commerce, você precisa definir as suas necessidades para saber o que deseja proporcionar ao cliente.

Então, considere as particularidades do seu negócio e encontre a plataforma que ofereça o melhor custo-benefício para o que precisa. Para isso:

  • Pesquise muito e conheça todas as plataformas disponíveis no mercado;
  • Certifique-se que a plataforma oferece suporte técnico de qualidade;
  • Entenda o seu cliente e se coloque no lugar dele na hora de comprar na sua loja online.

Agora, conheça algumas integrações e recursos que você precisa estar atento na hora de escolher a plataforma ideal para a sua loja online. Confira!

 

Tipo de layout oferecido

Para que um site se destaque entre os seus clientes é necessário que ele tenha um layout agradável, responsivo e personalizável. Por isso, o ideal é que você busque por plataformas que ofereçam templates que apresentem boa usabilidade e que permitam a customização do site seguindo a identidade da sua marca.

Outro fator fundamental que você precisa analisar antes de contratar a plataforma é se ela oferece a versão mobile do site. Isso porque, nos últimos anos, as compras realizadas por intermédio de dispositivos móveis cresceram muito. Para você ter uma ideia, em 2020, o número de brasileiros comprando online cresceu 20%.

 

SEO

As ferramentas de SEO (Search Engine Optimization) são fundamentais para garantir que o seu site seja facilmente encontrado nas buscas online. Sabendo disso, é primordial que você verifique se a plataforma permite as alterações em alguns itens das páginas, como descrições, imagens, URLs e títulos.

Poder trabalhar nessas otimizações vai ajudar a sua página a ranquear melhor nos sites de busca. Assim, a visibilidade do seu e-commerce será maior, alcançando ainda mais pessoas e atraindo tráfego de visitantes favorável.

 

Segurança

Ao pesquisar para escolher a melhor plataforma de e-commerce para o seu negócio, certifique-se que ela segue todas as regulamentações de segurança de dados. Assim, ao oferecer maior segurança em seu site, evitando qualquer tipo de invasão, você conquista a confiança de seus consumidores.

Por isso, analise se a plataforma de e-commerce que está escolhendo tem todos os certificados de segurança necessários para proporcionar uma boa experiência tanto para você, empresário, como para os seus clientes.

 

Infraestrutura

Um site com infraestrutura ruim pode prejudicar as suas vendas e atrapalhar os seus consumidores na hora da compra. Sendo assim, é importante se atentar a esse fator quando estiver escolhendo a melhor plataforma de e-commerce para a sua loja.

Para se destacar, a plataforma precisa oferecer estabilidade para garantir que o seu site esteja sempre no ar. Muitas não aguentam o alto fluxo de tráfego em datas como Natal e Black Friday, tirando a loja do ar por alguns momentos. Lembre-se: isso não pode acontecer! Então, escolha uma plataforma com infraestrutura para aguentar um alto volume de tráfego!

 

Ferramentas de gestão

A gestão de um e-commerce é essencial para as tomadas de decisões importantes. Assim, contar com uma plataforma que ofereça ferramentas que ajudem nesse trabalho com a geração de relatórios de vendas é fundamental.

Algumas oferecem recursos com painéis administrativos com dados importantes que vão te ajudar a propor estratégias mais assertivas para a sua loja.

Além disso, é interessante que a plataforma ofereça integrações com sistemas externos, como ERPs, marketplaces, sistemas de gestão de estoque, ferramentas de monitoramento (Google Analytics), chat online, etc.

 

Formas de pagamento

O consumidor precisa se sentir seguro ao comprar na sua loja, por isso, é importante que a plataforma escolhida tenha integração com os principais meios de pagamento do mercado.

Assim, os meios de pagamento precisam oferecer checkout simples e seguro, que protejam os dados dos usuários. Com isso, casos como abandono de carrinho podem diminuir.

 

Conte com a gente!

Quer um passo-a-passo detalhado para tomar a decisão certa? É só clicar no botão abaixo e baixar um e-book que vai te ajudar nessa escolha. Boa leitura!

A Leancommerce é uma solução criada para ajudar lojistas a iniciarem a transformação digital em seus negócios. Com o foco em vendas, a empresa oferece alto nível de customização, personalizando a experiência de compra de seus consumidores.

O objetivo é entregar o melhor custo-benefício para você, oferecendo processo de gestão fácil e otimizado que atende às demandas do dia a dia da sua empresa. Acima de tudo, a Leancommerce trabalha com você para satisfazer as necessidades do seu negócio.

Gostou do artigo? Agora que já sabe como escolher a melhor plataforma de e-commerce para o seu negócio, aproveite clique aqui para entrar em contato com a Leancommerce pelo Whatsapp, e conheça soluções personalizadas para a sua loja online!

 

Plus!

Se você já está decidido que precisa migrar de plataforma, mas ainda está com medo ou não sabe muito bem por onde começar, não deixe de assistir o vídeo abaixo que produzimos especialmente para o seu caso! O Rui Barboza, nosso Head de Marketing aqui na Leanwork Group tem dicas valiosas para uma migração de sucesso: