Mobile Commerce: conheça essa tendência do comércio eletrônico

Mobile Commerce: conheça essa tendência do comércio eletrônico

Veja o que é mobile commerce e por que é tão importante para um negócio online. Também confira dicas para a sua loja virtual aproveitar esse segmento.

Você pretende montar um e-commerce do zero ou otimizar a sua loja virtual? Se a resposta for “sim”, lembre-se de investir em mobile commerce durante esse processo. Afinal, esse é um dos ramos do comércio eletrônico que mais cresce!

A motivação disso, em grande parte, é o crescente hábito das pessoas em comprar pela internet. Hábito esse que se intensificou em 2020 por conta da pandemia do coronavírus, a qual fez com que muitas pessoas ficassem mais em casa devido ao isolamento social.

Por conseguinte, passar a usar mais a internet para fazer compras. Aliás, segundo o 6° relatório Neotrust, do movimento Compre&Confie, no Brasil, 47% dos usuários que fizeram compras online, em 2020, foram novos consumidores nessa área. Ou seja, 20,2 milhões de pessoas.

Uma grande parte desses consumidores fez suas compras pelo smartphone ou por outros dispositivos móveis, como tablets. Inclusive, isso também tem se tornado mais comum, o que mostra a importância de investir no mobile commerce.

Quer saber mais sobre como funciona e por que investir nessa área do e-commerce? Continue lendo e veja o que preparamos!

 

O que é mobile commerce?

Igualmente conhecido como comércio móvel, mobile commerce se refere às compras e vendas realizadas por intermédio de dispositivos móveis.

Nesse caso, poderíamos destacar as transações feitas em notebooks e laptops. Contudo, o termo tem sido associado mais aos negócios feitos por meio de smartphones e tablets.

Dessa forma, o cliente pode pesquisar produtos e realizar compras em qualquer lugar, em qualquer hora, desde que tenha uma conexão à internet.

Saiba como o aplicativo pode te ajudar:

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Quais são os principais números desse mercado?

O mercado mobile tende a crescer conforme o e-commerce, em geral, se expande. No entanto, ele costuma responder por uma grande fatia desse mercado.

Especificamente, 29% das compras no e-commerce foram feitas por dispositivos móveis, em 2019, no Brasil. Ou seja, quase um terço. Portanto, é um mercado não só grande, como em expansão.

De maneira geral, serviços e tecnologias móveis foram capazes de gerar aproximadamente US $261 bilhões em valor econômico agregado para a América Latina, cerca de 5% do PIB da região. A expectativa é que esse valor chegue a US $300 bilhões, em 2023.

Em 2018, a adoção de smartphone, por parte dos brasileiros, era de 81%. Em 2025, estima-se que a adesão a essa tecnologia chegará a 88%. Aliás, esses dados são do estudo “The Mobile Economy – Latin America 2019”, feito pela GSMA.

 

Por que é importante investir em mobile commerce?

Existem vários motivos que reforçam a importância de investir em mobile commerce. Veja algumas das principais:

  • Um grande número de consumidores compra por esse canal, como indicado nos dados do tópico anterior;
  • A usabilidade e a comodidade de consultar sites em diferentes locais, como na rua, no ônibus, em casa etc., facilita a compra de itens em distintos momentos do dia;
  • Aplicativos de lojas virtuais facilitam o processo de compra e permitem consultas rápidas ao histórico de pedidos, aos dados de pagamento, a cadastros etc.;
  • O marketing voltado para e-commerce pode se aproveitar de ferramentas, aplicativos e recursos de smartphones para suas ações, combinando-as com a versão mobile da loja virtual (app) do seu negócio. Aliás, as possibilidades criativas no meio móvel são imensas;
  • É possível alcançar pessoas que não têm computadores em casa, porém têm smartphones. Afinal, esses dispositivos costumam ser mais baratos do que notebooks e permitem o acesso à internet por meio de 3G e 4G. 

Inclusive, a pesquisa da GSMA estimou que o 4G se tornou a principal tecnologia para acesso à web na América Latina, em 2020, com 50% das conexões. Prevê-se que isso chegará a 67%, em 2025.

 

Como começar a trabalhar com mobile commerce?

Para iniciar no mobile commerce, você precisará se atentar a dois aspectos: técnico e comercial.

 

Aspectos técnicos

Nesse ponto, a primeira coisa a fazer é adaptar a sua loja virtual para que fique otimizada para dispositivos móveis, como smartphones. Em outras palavras, ela precisa ser responsiva, ou seja, deve ter a capacidade de se ajustar a diferentes dispositivos eletrônicos.

Embora alguns navegadores de smartphone possam acessar sites, até mesmo em versões para desktop, recomenda-se que o seu e-commerce se adapte automaticamente à tela do aparelho. Graças a isso, você otimizará a experiência do usuário (UX) em seu site.

Além disso, é interessante desenvolver um aplicativo da sua loja virtual para Android e/ou iOS. Dessa forma, quando o cliente instalar esse app em seu smartphone, ele poderá receber notificações de ofertas ou outras ações promocionais.

E assim ele sempre se lembrará da sua marca. Aliás, toda vez que ele ver o ícone do app na tela, aumenta a chance de a sua loja conseguir esse reforço.

Outro ponto importante é investir em alguns atributos da loja virtual, como a usabilidade. Afinal, quanto mais prático e simples de operar for o seu e-commerce, melhor. O tempo de carregamento em dispositivos móveis também precisa ser curto, para que o usuário não precise esperar muito.

 

Aspectos comerciais

Você precisará desenvolver estratégias de marketing e de vendas voltadas para o comércio móvel, uma vez que elas têm diferenças para os e-commerces convencionais.

Notificações push, SMS, mensagens via mensageiros instantâneos (WhatsApp, Telegram, Signal), entre outras ferramentas e funcionalidades podem ajudar o seu negócio a vender mais no ambiente mobile. Portanto, é recomendado traçar ações que abordam as potencialidades dos smartphones.

Por fim, saiba que uma boa loja virtual, preparada para aproveitar as oportunidades do mobile commerce, precisa ser planejada desde a sua concepção.

Dessa forma, ela será desenvolvida já atendendo ao ambiente móvel, o que potencializa as suas vantagens para os consumidores desde o início. No entanto, se você já tem uma loja virtual, porém ela não está adaptada ao mobile commerce, a dica é migrar sua plataforma.

Você também poderá realizar adaptações no site atual para torná-lo compatível com dispositivos móveis. Na dúvida, busque um parceiro que tenha experiência nisso e possa ajudar a desenvolver esse processo no seu negócio.

Aliás, por falar em migração, veja alguns dos principais cuidados que você precisa tomar na hora de migrar para outra plataforma de e-commerce!