Dark Store - O que é

O que são as dark stores e como elas podem reduzir o tempo de entrega no e-commerce?

Dark store é o conceito de centros de distribuição. Elas otimizam o controle de estoque, além de melhorarem a capacidade de entrega de lojas online. Confira!

Você sabe o que é o dark store? Basicamente, o termo faz referência aos centros de distribuição de varejo ou pontos de vendas que atendem exclusivamente as compras online. Isso proporciona mais agilidade para os varejistas e compradores, pois oferece a opção de retirada.

Assim, pode ser comparada a uma loja que não atende ao público, apenas armazena a mercadoria, bem como fica responsável pela separação e entrega das compras. Seguindo essa lógica, os consumidores podem realizar as suas compras pelos canais digitais, sejam eles e-commerces, aplicativos ou marketplaces, e ter mais opções de entrega. Algumas lojas, inclusive, liberam a opção de retirada.

Essa alternativa se aplica aos consumidores que residem próximos a algum centro de armazenamento da loja escolhida e serve para simplificar a entrega do produto. Contudo, esses pontos estratégicos não apresentam estrutura para atendimento ao público, pois as mercadorias ficam armazenadas como se fosse um estoque, facilitando a retirada dos produtos.

A dark store é um novo modelo de negócio que surgiu para otimizar as vendas online, proporcionando benefícios tanto para as lojas, como para os consumidores, que agora têm mais opções e facilidade em relação à entrega de suas compras. Com isso, os e-commerces podem vender mais, visto que a demanda será atendida sem maiores problemas.

Se você se interessou pelo assunto, neste conteúdo poderá entender melhor o que são as dark stores, como elas podem facilitar o tempo de entrega para os e-commerces e quais são as principais vantagens que os lojistas encontram ao optar por esse modelo. Boa leitura!

 

 

Afinal, o que é uma dark store?


As primeiras dark stores conhecidas são as do Reino Unido. O seu conceito chegou até a França e, agora, ao Brasil. São centros de distribuição que ajudam a melhorar as estratégias de logística de lojas online. Funcionam para facilitar as compras online no modelo clique e retire, em que o consumidor pode optar pela entrega ou retirada do produto em um ponto de venda. Além disso, o varejista consegue separar, embalar e despachar a compra com mais agilidade, tornando o tempo de entrega mais rápido.

Devido ao seu conceito, a dark store pode ser mais econômica. Como o empresário conta com a habilidade de gerenciar o estoque com mais eficiência estratégica, é possível identificar as demandas de compra de mercadorias, além da separação ser um processo mais ágil. Por esse motivo, ele proporciona um atendimento e entrega de qualidade aos seus clientes, podendo se destacar por este motivo no seu setor.

Entretanto, ao contrário dos centros de distribuição comuns montados em locais mais afastados das grandes cidades, muitas vezes localizados no interior. Elas são instaladas em pontos estratégicos dos grandes centros urbanos. É ideal a sua proximidade com o consumidor para que a facilidade da entrega seja cumprida de maneira eficaz.

 

 

Quais as vantagens da dark store para o e-commerce?


As vantagens das dark stores são inúmeras, começando pela agilidade que proporcionam às entregas das lojas online. Instaladas em locais estratégicos, elas facilitam o controle de entregas, sejam elas enviadas por transportadoras ou retiradas no local. Com isso, a empresa que opta por investir em um centro de distribuição, oferece uma experiência de compra ainda melhor aos seus clientes.

O consumidor 4.0 chegou para mostrar que a experiência de compra é muito importante. Durante o isolamento social que se iniciou em 2020, o número de pessoas comprando online cresceu absurdamente. Só no primeiro trimestre de 2021 as compras online cresceram cerca de 72%, o que mostra os novos hábitos dos consumidores.

Entre esses novos hábitos estão as diversas pesquisas que o consumidor faz sobre a empresa antes de efetuar a compra. Ele busca todas as informações possíveis para conhecer a marca e saber como ela se posiciona. Assim, é um grande diferencial dos concorrentes quando o consumidor sabe que pode confiar na entrega daquela empresa, e ele descobre isso por meio do que outras pessoas estão falando sobre a marca.

No entanto, são vários outros fatores que contribuem para o sucesso das dark stores no modelo de e-commerce brasileiro, como:

  • Mais eficiência operacional;
  • Facilidade do controle de estoque;
  • Maior facilidade para armazenamento de mercadorias;
  • Diversidade de produtos;
  • Armazenamento adequado de produtos;
  • Coleta mais precisa.

 

Como uma dark store pode ajudar as lojas online?


De acordo com uma pesquisa do Webshoppers 43, em 2020, o e-commerce brasileiro conquistou cerca de 13 milhões de novos consumidores. Por esse motivo, foi necessário que as lojas online se adaptassem ao novo cenário e buscassem formas de atender a demanda desse novo público. Com isso, tornou-se indispensável que investissem em dark stores para oferecer mais agilidade e manter as vendas do setor.

Contudo, isso se aplica mais às lojas de departamentos e eletrodomésticos que possuem um público maior. Elas se instalam em locais estratégicos, geralmente em centros urbanos, e atendem somente os pedidos realizados pelos canais digitais.

Então, as dark stores são estruturas maiores que armazenam mercadorias e tornam o processo de separação dos pedidos mais simplificado. Dessa forma, elas chegaram com o objetivo de proporcionar mais facilidade para as lojas online que sofreram para manter a qualidade da entrega. Isso porque muitas não possuíam estoques mais próximos dos centros urbanos, o que dificultava a entrega das mercadorias ocasionando atrasos.

A possibilidade de concentrar as mercadorias em um local de fácil acesso do cliente é uma das principais maneiras que uma dark store contribui para diminuir o tempo de entrega. Algumas redes varejistas maiores podem ter alguns centros de distribuição espalhados pelas grandes cidades com a finalidade de atender com mais precisão os seus clientes.

Afinal, ter bons produtos em estoque não é mais o suficiente, é preciso se preocupar com a experiência do consumidor como um todo. Os prazos de entrega fazem parte desse pacote, pois eles podem ajudar na conclusão da venda ou não. Por isso, ter uma dark store pode ser uma ótima opção se a loja promete vender para várias regiões do país, além de facilitar para ambos.

Gostou do nosso conteúdo? Então, aproveite para conhecer as vantagens da nossa plataforma para o seu e-commerce!