O que é um aplicativo nativo para e-commerce?

Saiba o que é um aplicativo nativo, conheça exemplos e quais os benefícios para e-commerces.

 

Pedir comida, comprar roupas, conhecer pessoas, pagar contas e até fazer consultas médicas. As atividades rotineiras estão cada vez mais intermediadas pelos smartphones. 

 

De um lado, mais gente acessa aplicativos. De outro, e-commerces lutam para conquistar espaço, identificar a melhor maneira de desenvolver seus apps e fidelizar clientes.

 

A diversidade de sistemas operacionais aumentou os tipos de aplicativos móveis. Entre eles, um que ganhou muita popularidade é o aplicativo nativo

 

Desenvolver e compreender o que é um aplicativo nativo traz muitas vantagens. Velocidade, qualidade e melhor navegação são algumas delas. 

 

No caso de e-commerces, os aplicativos nativos oferecem melhor experiência aos consumidores, aumentam a taxa de retenção e de conversão

 

Neste artigo vamos explicar o que é um aplicativo nativo e quais seus benefícios. Também apresentamos dicas e exemplos para você saber tudo sobre o tema.

 

O QUE É UM APLICATIVO NATIVO?

 

Aplicativos são desenvolvidos por duas abordagens diferentes, nativa ou híbrida. Os aplicativos híbridos são criados com linguagem acessível para várias plataformas, seja ela Android ou iOS. 

 

Nestes casos são utilizadas habilidades e tecnologias padrão da Web, como HTML, CSS e JavaScript em vez de linguagens nativas de cada sistema operacional.

 

Já o aplicativo nativo é aquele construído em uma linguagem de programação específica para um determinado sistema operacional (iOS ou Android). Toda sua concepção é estruturada a partir das ferramentas nativas que tal sistema oferece.

 

Um aplicativo iOS, por exemplo, é considerado nativo quando é escrito em Swift ou Objective C. Já os aplicativos nativos de Android são desenvolvidos nas linguagens Kotlin ou Java. Assim, quando um aplicativo é nativo do Android, ele não aparecerá na Apple App Store e não funcionará em um telefone iOS.

 

Os aplicativos nativos são desenvolvidos, testados e usados apenas dentro de seu ecossistema. Isso quer dizer que ele segue todas as diretrizes técnicas definidas pelo sistema operacional de origem.

 

Um dos maiores diferenciais dos aplicativos nativos é que, quando instalados nos dispositivos móveis podem ter acesso aos recursos do aparelho, como câmera, GPS, lista de contatos, microfone e assim por diante.

 

QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE UM APLICATIVO NATIVO E UM HÍBRIDO?

 

Apesar de serem visualmente semelhantes, as tecnologias que operam os aplicativos híbridos e os nativos são bem diferentes.

 

Como explicamos acima, os aplicativos híbridos são criados para todas as plataformas. Compatíveis tanto com o sistema iOS quanto com Android, os aplicativos híbridos são desenvolvidos e executados em um contêiner, usando o mecanismo de renderização dos navegadores internos do sistema operacional, que permite exibir o conteúdo da web.

 

O grande benefício do aplicativo híbrido é a facilidade de criação. No entanto, existem algumas desvantagens no desempenho e no acesso a funções integradas do smartphone que podem comprometer a usabilidade da plataforma, principalmente no caso de e-commerces.

 

O app precisa de um plug-in para usar os recursos do dispositivo, o que torna o desempenho mais lento e suscetível a ataques. Você pode saber mais sobre as vantagens e desvantagens de cada abordagem neste artigo.

QUAIS AS VANTAGENS DE UM APLICATIVO NATIVO PARA E-COMMERCE?

 

Agora que você já sabe o que é um aplicativo nativo, vamos falar sobre as vantagens que essa abordagem traz para e-commerces.

 

  • IU e UX unificado

 

A experiência do usuário nos aplicativos nativos é pensada especificamente para o dispositivo a que se destina. Isso traz enorme vantagem na jornada de compra do usuário. 

 

A curva de aprendizado nessa abordagem também é reduzida e simplificada, pois a interface do usuário é padrão. Isso quer dizer que os designers e desenvolvedores trabalham com UI/UX unificado em mente, sendo mais fácil de aplicar os melhores padrões e práticas.

 

  • Segurança

 

Os aplicativos híbridos contam apenas com a segurança do navegador do sistema, já os aplicativos nativos são melhor protegidos por conterem mais camadas do próprio sistema operacional. 

 

Suas tecnologias são menos suscetíveis a ataques de hackers, trazendo mais credibilidade e confiança para e-commerces.

 

  • Uso off-line

 

Se o seu app precisa ter desempenho eficiente mesmo sem conexão com a internet, os aplicativos nativos são uma boa escolha. 

 

Nessa abordagem, todo o conteúdo do aplicativo é baixado durante a instalação e operação. Além disso, permitem a disponibilização de todos os recursos em cache no modo off-line.  

 

  • Manutenção

 

Apesar da manutenção do aplicativo nativo ser ligeiramente mais complexa que a de um app híbrido, neles os usuários têm acesso facilitado às versões mais atuais da plataforma. 

 

Isso faz com que não sejam exigidas atualizações contínuas, como é o caso dos apps híbridos.

 

  • Velocidade e desempenho

 

Como são escritos na linguagem específica do ecossistema em que operam e não dependem de navegadores, os aplicativos nativos têm desempenho veloz. 

 

Como consequência, vemos aprimoramento na operação e experiência do usuário.

 

  • Menos bugs, mais suporte

 

A abordagem dos aplicativos híbridos economiza tempo no início, ao utilizar uma base de código compartilhada. 

 

A longo prazo, porém, essa manutenção se torna mais penosa. Já os aplicativos nativos, por serem independentes de uma ferramenta multiplataforma, geralmente têm menos bugs.

 

Além disso, os desenvolvedores de app nativos contam com suporte completo do Google Play ou da App Store.

 

  • Classificação

 

Outra vantagem é que aplicativos nativos têm classificação mais alta nos mecanismos de pesquisa de apps. 

 

Isso ajuda no aumento da taxa de download do app e popularização do seu e-commerce

 

  • Acesso e aproveitamento de recursos

 

Os aplicativos nativos têm acesso direto ao hardware do dispositivo, otimizando a experiência do usuário ao utilizar câmera, lanternas, sensores térmicos, GPS, microfone e outras ferramentas. 

 

Essa vantagem permite inovar na jornada de compra do cliente, sendo fundamental para se destacar da concorrência.

 

EXEMPLOS DE APLICATIVOS NATIVOS

 

Além de saber o que é um aplicativo nativo, é interessante conhecer alguns exemplos. Confira alguns aplicativos populares que foram desenvolvidos na abordagem nativa:

 

WhatsApp

O app foi o quarto mais baixado em todo o mundo em 2020 e tem características típicas de aplicativos nativos. 

 

São elas, chamadas de voz e vídeo, envio de mensagens de voz, mensagens seguras com criptografia de ponta a ponta, compartilhamento de mídias e recursos de pesquisa avançada.

 

Spotify

App essencial para amantes de música e podcasts, o Spotify também se destaca com as qualidades dos aplicativos nativos, pois, entre outras coisas, permite desenvolver uma biblioteca como armazenamento dos itens baixados.

 

Pokémon Go

O jogo é um dos mais premiados nos últimos anos e popularizou ao incentivar as pessoas a se locomoverem pelo mundo real. Como um bom aplicativo nativo, permite acesso ao GPS e integra a tecnologia AR.

 

Waze

Um dos mais populares apps de navegação, o Waze é famoso por gerar dados de incidentes e tráfegos, faz integração com o Google assistente e permite a personalização do usuário com itens que aparecem no mapa.

 

DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS NATIVOS

 

Criar um aplicativo nativo para o seu e-commerce demanda esforço e planejamento, mas pode trazer resultados espetaculares. Antes de começar seu projeto, é preciso:

 

  • Conhecer seu usuário
  • Analisar pontos de contato
  • Fazer pesquisas
  • Testar
  • Levantar feedbacks

Para saber se o aplicativo nativo é a melhor escolha para seu e-commerce, entre em contato e nos conte mais sobre o seu negócio. 

 

Nossa equipe vai explicar como trabalhamos aqui na Leancommerce e apresentar formas de te ajudar a conquistar suas metas.