mobile first

Omnichannel para e-commerce: 4 etapas para começar a implementar em seu negócio

O omnichannel é fundamental para o aumento de vendas no e-commerce. Confira as melhores dicas e implemente essa estratégia no seu negócio.

 

O omnichannel para e-commerce é uma estratégia fundamental para o crescimento das lojas virtuais. Ao investir em diferentes canais de comunicação, torna-se possível fornecer uma boa experiência ao cliente e divulgar melhor a sua empresa.

Diante desses benefícios, iniciar o omnichannel quanto antes é fundamental, pois essa prática vai ajudar sua loja virtual a vender mais.

Pensando na importância desse tema, este conteúdo explicará o que é um omnichannel para e-commerce e qual a importância dessa prática, além de fornecer dicas para implementá-la em seu negócio. Continue a leitura!

 


O que é o omnichannel para e-commerce?


O omnichannel é uma estratégia que utiliza diversos canais de comunicação com o objetivo de fornecer uma experiência de compra padronizada e otimizada ao cliente.

Desse modo, o omnichannel pode ser utilizado por empresas nos mais variados nichos e portes de mercado, incluindo as que atuam no digital, como um e-commerce.

Nesse contexto, pode-se, por exemplo, fornecer uma experiência padronizada e utilizada em diferentes canais. Entre eles estão tanto as lojas virtuais, como as lojas físicas.

Vale destacar ainda que essa prática ajuda o seu negócio a ter serviços integrados e também na centralização dos dados. Com o acesso a uma variedade de informações, torna-se possível ter uma visão global dessa empresa e proporcionar uma experiência otimizada ao seu consumidor.

 


Qual a importância dessa prática?


Por diferentes motivos, o omnichannel contribui para o crescimento dos negócios. Essa questão acontece justamente por conta dos benefícios proporcionados por essa prática. Entre as principais melhorias estão:

 

  • Integra os serviços oferecidos: Essa questão ocorre pelo fato de os canais estarem integrados na empresa. Desse modo, há a padronização dos serviços oferecidos e também ocorre a otimização da experiência do consumidor; 
  • Melhora a comunicação: Um dos principais benefícios é o estabelecimento de uma comunicação efetiva entre a empresa e o cliente. Isso ocorre pelo fato de existirem diferentes canais de contato. Dessa forma, as pessoas terão mais facilidade para entrar em contato com a sua empresa; 
  • Melhora a imagem da marca: Ao fornecer uma experiência otimizada e padronizada, as pessoas terão uma imagem positiva do seu negócio. Com isso, elas tendem a indicar a sua empresa aos amigos, o que contribui para o aumento das vendas do seu negócio; 
  • Visão global da empresa: O omnichannel também vai ajudar a ter uma visão macro do seu e-commerce. Isso acontece porque você terá a visão das necessidades da sua empresa em sua totalidade. Com isso, torna-se mais fácil desenvolver estratégias que contribuam para o crescimento da loja virtual no mercado. 


Como implementar o omnichannel em seu e-commerce?


O conceito de omnichannel e a sua importância foi destacado anteriormente. Nesse momento, é bastante comum surgir a seguinte dúvida: como implementar essa prática na loja virtual?

Caso esse também seja o seu questionamento, continue lendo este conteúdo, pois logo abaixo você conhecerá dicas valiosas que ajudarão justamente nessa questão.

 


1. Conhecimento do público


Sem dúvida, o primeiro passo para implementar uma estratégia de omnichannel para e-commerce é o conhecimento das características do seu público.

Nesse momento, é muito importante entender sobre as necessidades, aspirações, objetivos, dores e sonhos das pessoas.

Ao conhecer essas informações, torna-se possível entender melhor as características do seu público e definir a persona da sua empresa. Após isso, você vai saber a idade, o estilo de vida, o poder aquisitivo, entre outras questões relevantes do perfil do consumidor.

Todos esses conhecimentos somados vão te ajudar a se comunicar de forma assertiva com o consumidor e também a oferecer uma experiência otimizada a cada cliente.

 


2. Integração dos canais on-line e off-line


Um dos principais pilares para a implementação de uma estratégia omnichannel é justamente a integração entre os canais on-line e off-line.

A integração busca reforçar a imagem da marca da sua empresa e também contribui para melhorar a comunicação da sua marca com o consumidor.

Além disso, a integração entre os diferentes canais ajuda no desenvolvimento de uma melhor experiência de consumo ao seu cliente em potencial. Por esse motivo, é fundamental definir os canais que vão fazer parte da estratégia e focar naqueles com maior potencial de apresentar bons resultados.

Atente-se também à padronização dos serviços. É necessário ter uma política comercial sólida sem deixar que ocorra uma grande disparidade em relação aos preços dos produtos ou serviços praticados nos diferentes canais.

Vale destacar ainda que, ao integrar os canais on-line e off-line, torna-se possível reforçar a imagem do seu negócio e demonstrar ao cliente que a empresa é uma só. Com isso, mais pessoas se identificarão com a marca, facilitando o retorno delas às compras ou promovendo a sua indicação aos amigos.

 


3. Uso dos dados captados


A integração entre os diferentes canais proporciona a unificação das informações. Desse modo, os dados estarão centralizados em um único local, o que é bastante proveitoso aos gestores e pessoas responsáveis pelos times de marketing e vendas.

Ao utilizar as informações captadas por sistemas como o CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) ou mesmo os softwares de gestão, torna-se possível personalizar o atendimento e a comunicação com seu público. Dessa forma, a sua empresa tende a crescer no mercado.

 


4. Análise dos dados


A análise das informações é fundamental para verificar se as estratégias de omnichannel para e-commerce estão dando resultado ou não.

Nesse momento, algumas métricas podem ser utilizadas para esse monitoramento. Entre elas estão o ROI (Retorno Sobre o Investimento) e o custo médio para a aquisição de um cliente.

Ao fazer a análise, torna-se possível verificar se os resultados estão dentro do esperado. Em caso negativo, pode-se desenvolver estratégias que visam resolver os gargalos existentes.

Como é possível perceber, o omnichannel para e-commerce contribui para o crescimento das lojas virtuais. Essa questão ocorre devido aos benefícios proporcionados por esta prática. Por isso, aqui estão algumas dicas para te ajudar a implementar a prática da forma mais eficiente possível na sua empresa.

Este conteúdo em que foi destacado o que é omnichannel para e-commerce foi útil para você? Compartilhe esse post nas redes sociais e permita que mais pessoas tenham conhecimento sobre o tema!