Outsourcing e body shop: saiba a diferença entre os modelos de alocação!

Confira o que são modelos de alocação outsourcing e body shop, suas vantagens e qual melhor terceirização para o seu negócio.

 

Um dos maiores gargalos enfrentados por empresas que precisam escalonar é a contratação de profissionais de TI especializados em desenvolver ou gerenciar projetos de transformação digital.

 

Com frequência, o time da casa é pequeno ou não tem as competências necessárias para realizar o trabalho da vez. Investir em novas contratações e treinamento é uma opção, mas demanda tempo e orçamento.

 

É nesse cenário que empresas nacionais têm optado por terceirizar a contratação e até a gestão de mão de obra especializada. São os chamados modelos de alocação outsourcing e body shop, cada vez mais populares no país, pois permitem às empresas focar energia em seu core business.

 

Um levantamento do Indeed mostra que entre os 15 cargos mais difíceis de preencher no Brasil, 11 são da área de TI

 

A defasagem de profissionais do setor sempre foi grande. Mas, com a transformação digital acelerada pela pandemia, a contratação de staff para soluções tecnológicas ficou ainda mais competitiva.

 

Além do aumento de vagas ao redor do mundo, outro motivo para esse apagão é que a quantidade de empresas que atuam com home office também subiu. Isso permite que jovens talentos morem no Brasil, mas trabalhem para empresas de fora.

 

Com a moeda brasileira ainda mais enfraquecida, o país vem sendo alvejado pelo mercado externo. Países como Inglaterra, Canadá, EUA e Portugal têm contratado grande volume de profissionais brasileiros.

 

OUTSOURCING E BODY SHOP PARA FOCAR NO QUE IMPORTA

 

Encontrar profissionais especializados, com soft e hard skills, gerenciar tarefas, dar feedbacks, reter talentos. São tantos os desafios para as empresas que precisam de profissionais de TI, que às vezes fica até difícil focar no que realmente importa para o negócio.

 

Os serviços de alocação outsourcing e body shop surgem para mitigar esses problemas. Mas afinal, o que são esses modelos?

 

De maneira bem resumida, alocação outsourcing e body shop significa contratar os serviços de uma empresa para que ela procure profissionais de TI especializados para você. Entre as vantagens desses modelos estão:

 

Economia

A terceirização tem um custo menor se comparada à contratação de departamento próprio in-house. 

 

Contratando modelos de alocação outsourcing e body shop sua empresa não precisa desenvolver longos processos de recrutamento e, em alguns casos, não precisa investir em infraestrutura e equipamento. 

 

Com um mercado extremamente disputado, essa solução enxuga custos (e até dores de cabeça).

 

Foco no core business

Investir em outsourcing e body shop também permite foco maior no core business da sua companhia, uma vez que diversas responsabilidades ficam à cargo das empresas contratadas.

 

Inovação acelerada

Esses modelos de alocação também permitem que a staff se adapte ao modelo de negócio ou projeto do momento. Como consequência, seu time pode acelerar testes e processos de inovação.

 

Segurança

As empresas que oferecem serviços de alocação outsourcing e body shop estão imersas nas diretrizes e melhores práticas de cibersegurança. 

 

Isso traz não só proteção para o seu negócio, mas também credibilidade com seus clientes.

 

O QUE É OUTSOURCING?

 

Os modelos de alocação outsourcing e body shop têm diferenças importantes. No caso do modelo outsourcing, a empresa contratada para a terceirização fica responsável não apenas pela contratação, mas também pela gestão de colaboradores.

 

As empresas de alocação outsourcing fazem desde o hunting dos colaboradores, com processos seletivos bem apurados para trazer grandes talentos. 

 

Em seguida, alocam os profissionais selecionados na operação de seus clientes, fazendo um acompanhamento constante dos mesmos. O objetivo não é apenas contratar os melhores talentos do mercado, mas também acompanhar performance, dar feedback e realizar formações continuadas.

 

No modelo outsourcing é feito todo o acompanhamento de gestão em conjunto com cliente, que fica responsável apenas por dizer quais as atividades que esses colaboradores vão fazer ao longo do dia.

 

O QUE É BODY SHOP?

 

Diferente da alocação outsourcing, o Body Shop geralmente envolve o processo inicial de contratação, o hunting. As empresas de terceirização oferecem sua expertise de hunting e de processo seletivo para contratar os melhores profissionais do mercado. 

 

Após o processo seletivo, os profissionais são alocados dentro da operação do cliente mas, toda a gestão, acompanhamento, direcionamento e treinamentos são feitos pelo cliente em si. 

 

Em alguns casos, a empresa contratada para a alocação fica responsável pelo processo de hunting e também pelo processo de substituição ou desligamento caso seja necessário. 

 

Como vimos, os serviços de body shop contratam apenas funcionários e não toda uma metodologia de trabalho de uma empresa, como é o caso do outsourcing. Por isso, são geralmente opções mais baratas que o outsourcing.

 

Outsourcing ou body shop: qual é o melhor modelo para a minha empresa?

 

O modelo de alocação outsourcing é muito utilizado em casos de empresas que precisam escalonar serviços ou produtos

 

A vantagem, neste caso, é poder contar com profissionais de alta especificidade trabalhando remotamente, sem a necessidade de feedback e treinamento contínuo. Aqui, a empresa contratada para terceirizar também se responsabiliza pela entrega do projeto.

 

Um ponto a se considerar, porém, é que como o processo de gestão também é feito de forma externa, a comunicação pode ter mais ruídos. Portanto, é necessário reforçar rituais e processos que garantam um bom fluxo de serviços.

 

Já as alocações em body shop são perfeitas para projetos pontuais, com contratos de prazos bem definidos. Também são interessantes maneiras de agregar ao know-how da casa. Neste caso, sua empresa faz a gestão direta dos profissionais alocados.

 

O ponto de atenção aqui é que você vai precisar de um gestor com conhecimentos técnicos específicos para acompanhar as atividades do time alocado.

 

A escolha de um modelo de alocação deve levar em consideração características particulares de cada empresa ou projeto. 

 

Ao decidir pelo outsourcing ou body shop, é interessante que sua equipe esteja alinhada quanto aos objetivos estratégicos e o teto de gastos do momento.

 

Pesquisar empresas de credibilidade no mercado é o primeiro passo. Assim, você poderá dialogar com transparência sobre suas necessidades e definir o modelo ideal para a transformação que seu negócio precisa.

 

A Leanwork atua com serviços de alocação em ambos formatos. O objetivo dessa frente de atuação é compartilhar com o mercado anos de expertise acumuladas no setor, encontrar profissionais de peso e auxiliar o cliente a focar no que realmente precisa. 

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Leanwork Group (@leanworkgroup)

Caso queira saber como podemos te ajudar, entre em contato para conhecermos mais sobre seu negócio.

 

Saiba mais: