Pix no e-commerce

5 motivos para disponibilizar pagamentos via Pix no e-commerce

Descubra os 5 principais motivos para você investir na modalidade de pagamento via Pix no e-commerce.

 

Atualmente, a tecnologia tem sido a principal aliada no cotidiano das pessoas. Com o boom dos anos 2000, cada vez mais soluções surgem na sociedade para facilitar o dia a dia e fazer com que os indivíduos consigam resolver seus problemas e realizar ações.

Quando se fala do comércio, principalmente no mundo digital, são infinitas as possibilidades que a tecnologia nos trouxe.

Nos últimos meses, uma delas vem ganhando cada vez mais espaço quando se fala sobre e-commerce. O novo método de pagamento queridinho dos consumidores: o Pix.

Mas qual a relevância do Pix no e-commerce? Sua praticidade e instantaneidade são as características que proporcionam o diferencial em relação às outras opções de pagamento, como o débito, as transferências bancárias ou boleto à vista.

Confira neste conteúdo como funciona esse método, além de conhecer as principais vantagens que fazem, cada vez mais, empresas investirem nele.

 

O que é método de pagamento via Pix?


O Pix é a mais nova modalidade de pagamento instantâneo que o Banco Central do Brasil criou para
transferências monetárias eletrônicas em tempo real, sejam elas por transferência entre contas, pagamentos via QR Code ou opção “copia e cola” de códigos criados pela conta destinatária.

Seu grande valor está na forma de pagamento, pois em poucos passos, em segundos o consumidor pode incluir uma sequência de números ou código que pertence a “chave” do estabelecimento ou pessoa que deseja transferir, e o dinheiro é recebido pelo usuário imediatamente.

Assim, mais empresas e pessoas estão utilizando essa opção. Segundo estudos realizados pela consultoria Gmattos, mais de 40 milhões de brasileiros já utilizam esse sistema de pagamento instantâneo. Na pesquisa, das 59 lojas participantes, dentre elas as gigantes do e-commerce, – como Americanas, Magalu, Amazon, Mercado Livre, entre outras – 50,8% já aceitam o Pix como forma de pagamento.

Em suma, somente em 2021 houve um crescimento de 10,1% de julho a setembro, fazendo o Pix ocupar a 3ª posição na escolha das pessoas na hora de comprar produtos ou serviços.

 

Quais as principais vantagens do Pix no e-commerce?


Se você vende pelo próprio site ou por meio das redes sociais, o Pix é mais uma forma de pagamento que você pode oferecer aos seus clientes com grandes vantagens.

 Para lhe ajudar a ter certeza sobre essa escolha, confira 6 motivos para você começar agora mesmo a investir nesse sistema de pagamento instantâneo:

 

1. Praticidade e velocidade


Diferente das outras modalidades de pagamentos entre bancos, o Pix está
disponível durante 24 horas por dia, sete dias por semana e 365 dias por ano. Ou seja, independente de ser um dia útil ou final de semana, se você quer realizar uma transferência para alguém, ela vai cair na mesma hora para a pessoa.

Logo, isso facilita não só a vida do consumidor como do próprio vendedor do e-commerce.

Ademais, ele serve como alternativa para quem não tem acesso a um cartão também conseguir comprar online, apenas usando o saldo disponível em conta

 

2. Redução de custos da empresa


O
Pix no e-commerce ajuda sua empresa na hora de ter menos custos nessa transação monetária, isto é, as transferências ocorrem diretamente da conta do usuário pagador para a conta do usuário recebedor, sem a necessidade de intermediários.

Assim, os custos da transação são bem menores, tendo apenas o padrão para integrar a sua marca com a plataforma de criação do Pix.

 

3. Facilidade e segurança


O Pix no e-commerce também é seguro, pois ele tem como base as diretrizes impostas pelo Banco Central, com
proteção de dados por criptografia e autenticação contra fraudes e prejuízos financeiros.

 

4. Melhor gestão do negócio


Se toda a transação acontece de forma imediata, você acaba tendo bem mais controle do seu fluxo de caixa, estoque e toda a
logística do negócio, concorda? Diferente do boleto bancário, que a compensação do pagamento pode demorar até 3 dias úteis e atrasar todo esse gerenciamento de uma venda.

 

5. O Pix Cobrança


Essa função é aquela que substitui o boleto bancário, com uma transição mais rápida e com economia de custos. Por um lado, ele tem a mesma função do boleto, com data de vencimento, multas e juros, mas a transação é recebida no momento que for realizado o pagamento, sendo em cerca de 10 segundos.

Por outro lado, o QR Code do Pix permite armazenar mais quantidade de informação, além de mais personalização na cobrança com os outros dados, como incluir a descrição do produto.

Logo, ele é bem parecido com um boleto comum, só que pode ser utilizado pelo dono do negócio para comprovar uma venda e protestá-la, caso o cliente não faça o pagamento, trazendo assim mais segurança para a empresa.

 

Como incluir o método de Pix no e-commerce do seu negócio?


No entanto, para iniciar esse processo no seu negócio, é necessários se atentar em dois fatores principais:

  • Quais são os custos envolvidos para aceitar o Pix como forma de pagamento?
  • Quais são as integrações e demais tecnologias que são necessárias para a utilização do sistema, sobretudo quando são de lojas virtuais?

 

Ofereça agora o Pix como opção de pagamento!


Portanto, o Pix é uma alternativa segura e prática aos compradores e, também, aos vendedores e donos de empresas no e-commerce. Afinal, essa solução aumenta as taxas de conversão e aprovação das compras e permite que toda a transação seja feita em tempo real e sem preocupações de esperar o valor do produto ou serviço compensar na conta.

Sua loja virtual já oferece o Pix como opção de pagamento? Se não, não deixe para depois, faça um planejamento e use o Pix no e-commerce para atrair mais clientes a qualquer hora e todos os dias do ano.