Realidade aumentada para e-commerce: como aplicar no seu negócio

Realidade aumentada para e-commerce: como aplicar no seu negócio

Ferramentas de Realidade Aumentada (RA) para e-commerce melhoram a experiência de compra, atraem novos clientes, engajam o público com a marca e diminuem as taxas de devolução; confira o que é e como aplicar essa tecnologia no seu e-commerce.

 

Gestores de e-commerce sabem que gerar tráfego e engajar clientes é uma tarefa cada vez mais competitiva. É nesse gargalo que está a principal vantagem da Realidade Aumentada para e-commerce.

 

A Realidade Aumentada (RA) deixou de ser uma tecnologia distante, complicada e cara demais, usada apenas em jogos ou ações experimentais. Cada vez mais acessível, a RA está impactando diversos setores, como saúde, logística, turismo e, claro, varejo. 

 

Você mesmo já deve ter usado RA – junto dos bilhões de usuários ao redor do mundo – em filtros nas redes sociais ou em games como Pokémon Go. Mas é no e-commerce que essa tecnologia vem sendo adotada ativamente e merece atenção dos gestores.

 

Com ferramentas de realidade aumentada para e-commerce é possível: 

 

– Fornecer uma gama mais completa de informações sobre um produto;

– Melhorar a experiência do cliente;

– Se destacar entre a concorrência;

– Diminuir a taxa de devoluções;

– Otimizar processos internos.

 

Segundo projeções do Grand View Research a indústria de realidade aumentada somou de 8 a 10 bilhões de dólares em 2020. Para 2024, a projeção é que os investimentos e negócios do setor cheguem a 100 bilhões.

 

Em crescimento exponencial, a realidade aumentada promete ser a próxima grande aposta do setor de e-commerce, pois tem o potencial de facilitar a jornada de compra, elevando a experiência do cliente e a reputação da marca.

  

Um estudo realizado pela Statista, empresa especialista em dados do mercado, mostrou algumas estatísticas que confirmam essa tendência:

 

–  61% dos consumidores preferem comprar em sites que oferecem realidade aumentada;

– 44% já utilizaram a tecnologia nas compras online; 

– 63% afirmaram que a RA melhorou sua experiência de compra.

 

O QUE É REALIDADE AUMENTADA?

 

Realidade Aumentada (RA) é uma tecnologia imersiva que mistura o ambiente real com elementos virtuais em tempo real. Com ferramentas como sons, gráficos, vídeos, GPS e imagens, elementos virtuais são sobrepostos à nossa visão.  

 

Apesar de parecer algo muito recente, o termo Realidade Aumentada foi criado em 1992, quando o cientista Thomas Caudell criou um monitor para guiar operários durante a montagem de aeronaves. A invenção não funcionou como planejada, mas foi o pontapé de uma tecnologia que está revolucionando o mercado.

 

A popularização do termo se deu em 2016 com a febre do Pokémon Go, o famoso jogo no qual as pessoas devem buscar e capturar os personagens. O game conquistou pessoas de todas as idades, chegando a uma marca de 45 milhões de usuários diários ativos em todo o mundo.

 

Mas, mesmo em 2016, empresas dos mais diversos setores, como saúde, arquitetura, turismo, educação, serviços, já começavam a utilizar essa tecnologia pensando em formas de criar boas experiências para seus clientes.

 

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA REALIDADE AUMENTADA PARA E-COMMERCE?

 

Atrair mais clientes

 

Antes de decidir por uma compra online, o usuário geralmente analisa várias opções, com exceção dos casos em que ele já está 100% certo do que deseja. Neste processo de pesquisa, a probabilidade de compra é muito maior quando o usuário encontra facilidades para saber mais sobre o produto. 

 

As marcas que oferecem formas do cliente interagir, ver o produto de forma mais real possível, experimentando como seria tê-lo ganham mais pontos em relação à concorrência.

 

Com ferramentas de RA, o cliente  consegue tirar dúvidas sobre tamanho, estilo, escala, proporções. Isso é extremamente válido nos casos de móveis e objetos decorativos para casa, óculos, cores para tintas, etc.

 

 

Engajar usuários

 

Detalhes como os citados acima ajudam as marcas a oferecerem uma experiência valorosa para o cliente. Isso porque elas constroem uma relação mais transparente e facilitam a vida do consumidor. 

 

Esse processo de construção de confiança faz com que o cliente não apenas reconheça, mas decida pela sua marca mesmo quando a concorrência oferece melhores condições de preços.

 

Aumento de conversões

 

O uso da Realidade Aumentada em e-commerce ajuda a vender mais. Um estudo da Shopify mostra que as lojas virtuais que estão usando RA aumentaram as taxas de conversão em até 250%. 

 

Um dos motivos é que, com aplicativos baseados em RA, os consumidores podem fazer projetos de decoração de ambiente em questão de minutos, utilizando diversos produtos da sua loja virtual. Para os varejistas, essa é uma ótima oportunidade para pensar nas vendas casadas e elevar as taxas de conversão.

 

Reduz devoluções

 

Um dos grandes problemas das lojas virtuais é o volume de devoluções ou insatisfação dos clientes. Produtos que não se encaixam no tamanho imaginado, forma ou cor são um dos principais motivos das devoluções.

 

Com a realidade aumentada é possível ajudar seu cliente a tomar melhores decisões, já que ela permite que ele veja como o produto ficará em sua casa ou em seu corpo antes de esvaziar o carrinho. Com isso, é muito mais provável que seu cliente fique satisfeito com o produto e com a compra, pensando da seguinte maneira: “com essa marca, não tem erro”.

 

Facilita o trabalho dos colaboradores

 

Aplicações em realidade aumentada para e-commerce também otimizam a rotina de trabalho e a produtividade de seus colaboradores. 

 

Sistemas com leitura de códigos de barras em tempo real, navegação interna, integração de dados e reconhecimento de objetos são alguns dos recursos que podem ajudar seus funcionários a realizarem tarefas com mais precisão e agilidade.

 

COMO APLICAR REALIDADE AUMENTADA NO E-COMMERCE?

 

Existem diversas maneiras de aplicar a realidade aumentada a favor do seu negócio. Aqui estão algumas delas:

 

– Prova virtual

– Manual de usuário interativos

– Projetação de ambientes

– Campanhas de marketing interativas

 

É importante avaliar junto à sua squad qual a maturidade do seu e-commerce e quais os objetivos vocês gostariam de alcançar antes de planejar o investimento em ferramentas de realidade aumentada. 

 

Alguns exemplos de como aplicar essa tecnologia, podem inspirar você e sua equipe. 

 

EXEMPLOS DE REALIDADE AUMENTADA EM E-COMMERCE

 

Ikea

Uma das primeiras marcas a ampliarem o uso de realidade aumentada em e-commerce foi a IKEA. A maior fabricante de móveis do mundo introduziu a RA em 2017 com o IKEA PLACE, app que permite que consumidores usem a câmera do smartphone para colocar móveis em suas casas, imaginando como essa peça vai ficar no ambiente.

 

https://www.youtube.com/watch?v=UudV1VdFtuQ 

 

Zerezes

A marca brasileira Zerezes sabe que comprar armações de óculos pela internet causa grande insegurança nos clientes. Para solucionar o problema, a empresa criou um espelho virtual por meio da realidade aumentada. Com a tecnologia, basta utilizar a câmera do celular e ver como cada armação fica em seu rosto.

 

Timberland

A Timberland investiu na Realidade Aumentada como campanha de marketing, ao instalar um grande monitor em frente a uma de suas lojas. Apesar de utilizado em uma loja física, este é um ótimo exemplo de como atrair a atenção de novos clientes para o seu produto.

 

https://www.youtube.com/watch?v=5TZmQPdhpak

 

Como vimos, as ferramentas de Realidade Aumentada para e-commerce têm o potencial de atrair novos clientes, elevar a experiência de compra, engajar e fidelizar os atuais consumidores. 

 

Além disso, diminui a taxa de devolução e otimiza processos internos, como gerenciamento de estoque e agilidade na entrega.

 

Não é à toa que a RA promete ser a próxima tendência do varejo digital. Se você quiser saber mais sobre o mercado de e-commerce, receber insights e previsões para prever oportunidades para o seu negócio, acompanhe os artigos recentes em nosso blog. Mas se você prefere vídeos, nosso canal no Youtube conta com uma curadoria de conteúdos para te ajudar a pensar estratégias para alavancar seu e-commerce e app

 

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