Quais tendências de 2024 podem mudar o comportamento do cliente no seu e-commerce

Saiba quais são as tendências do mercado de e-commerce que vão fazer a diferença no seu negócio em 2024!

O mercado de e-commerce no Brasil teve um aumento expressivo no primeiro semestre de 2023. 

O período foi marcado por um crescimento exponencial do e-commerce no Brasil, impulsionado pelo aumento das vendas online e pelo surgimento de novos setores beneficiados. Os varejistas virtuais enfrentaram desafios significativos, mas também se beneficiaram das oportunidades proporcionadas pela tecnologia e inovação. As redes sociais e as tendências emergentes moldaram o cenário do comércio eletrônico, e a perspectiva futura aponta para um crescimento contínuo do setor

Se quiser ter um material completo para baixar, guardar e ler depois, confira o e-book gratuito:

 

Conhecer bem seu consumidor e fazer análises de seus comportamentos é fundamental para transformar tendências em oportunidades, lidar com as turbulências da crise econômica e, claro, movimentar as vendas.

Para te ajudar a ficar por dentro das tendências para e-commerce, preparamos uma lista com 12 novidades que podem mudar o comportamento do cliente no seu e-commerce em 2024. Confira:

1- Omnichannel

 Mais do que nunca, é preciso oferecer uma experiência de compra híbrida para o seu cliente. Isso significa que os diferentes canais de venda da sua empresa precisam estar integrados, tornando a jornada do usuário mais fluida e personalizada.

Em pesquisa da Opinion Box, 70% dos entrevistados disseram já ter começado a compra em um meio e finalizado em outro canal. Vale a pena analisar como está sua presença em diferentes meios, e pensar em estratégias ou parcerias para que seu cliente possa retirar a compra on-line em uma loja física, por exemplo.

Caso queira saber mais sobre o tema, em nosso blog escrevemos um artigo com 4 etapas para começar a implementar uma estratégia Omnichannel para e-commerce.

2- Marcas e games

 Foi se o tempo em que o público nerd era formado apenas por jovens do sexo masculino. O crescimento do mercado de games criou diversos nichos e a prova está na aposta de grandes players do e-commerce e marketplace que têm investido no universo.

Um exemplo é o caso da Magazine Luiza, que comprou a Kabum! e o Canaltech. Criar experiências para estes consumidores, bem como estratégias de branding são pontos importantes para deixar no seu radar.

3- Voice Commerce

O aumento na procura por podcasts, envio de mensagens de voz pelo WhatsApp e crescimento na demanda por assistentes de voz como Siri e Alexa dão pistas de que uma grande tendência que deve mudar o comportamento dos consumidores em 2024 é o Voice Commerce.

Uma pesquisa do Statista aponta que mais de 30% dos usuários conectados à internet na América Latina realizaram pesquisas por voz em 2019. O próprio Google tem ajustado seu algoritmo para a otimização das buscas por voz.

Isso indica que para se conectar ao comportamento do seu consumidor, uma estratégia interessante é seguir boas práticas de SEO, ajustando textos relacionados a produtos conforme o que o usuário falaria por voz.

4- Metaverso

Eventos, shows, jogos e encontros virtuais vêm crescendo no Metaverso. O impacto disso é a experiência de compra misturada ao consumo de conteúdo. Pensar nesses modelos híbridos de venda pode diversificar as oportunidades para seu e-commerce.

 Saiba mais sobre o Metaverso:

 

5- Social Commerce

 As redes sociais têm um papel fundamental na jornada de compra e essa tendência só tem a crescer. Em pesquisa realizada pela Opinion Box, 65% dos consumidores afirmaram usar canais como Instagram, Pinterest, Facebook e Youtube como ponto de partida para comprar um produto. Seja nos próprios canais da loja ou de terceiros, o desafio (e a oportunidade) da vez é transformar entretenimento em venda.

 

6- Recommerce

 Vender produtos usados ou reformados é uma prática crescente que vem ao encontro do modo de vida mais sustentável amplamente difundido pelas gerações Y e Z. O impacto do descarte de roupas no meio ambiente e a queda na renda do brasileiro são fatores que podem fomentar essa mudança no comportamento do consumidor.

 

7- Responsabilidade social

A escolha da compra está cada vez mais conectada a um “match” de ideais. Ou seja, sua marca precisa corresponder à ética do seu consumidor. Repensar processos e compartilhar boas práticas que sua companhia tem adotado pode ser uma ótima maneira de se aproximar e dialogar com seu público.

 

8- Entregas rápidas

O imediatismo tem forte impacto no mercado de e-commerce e um dos fatores decisivos na hora da compra é a velocidade da entrega. Melhorar as estratégias de logística do seu e-commerce com centros de distribuição ou dark stores podem fazer toda diferença em um ambiente altamente competitivo.

 

9- Pagamento instantâneo

A velocidade também invadiu os meios de pagamento. Quanto mais rápido o pagamento é aprovado, mais ágil será a entrega do produto. Em comparação com o boleto, o Pix ainda representa uma parcela menor nas vendas, mas seu uso tem crescido exponencialmente. Recentemente, publicamos um artigo com 5 motivos para disponibilizar pagamentos via Pix no e-commerce. Vale a pena conferir.

 

10-  Chatbots

O atendimento automatizado é outra tendência que responde ao imediatismo tão presente em nossa sociedade. Assim, receber orientações durante 24 horas e 7 dias na semana pode ser decisivo na hora de finalizar uma compra.

 Outra vantagem do chatbot é que, apesar de não substituir o atendimento humano no e-commerce, ele poupa tempo da equipe de atendimento da sua empresa.

 

11- Compras antecipadas

Pode parecer que grande parte das pessoas deixa tudo para a última hora, mas pesquisas apontam mudanças no comportamento do consumidor.

 

Um levantamento do Cuponomia mostrou que 77% dos consumidores fizeram as compras de Natal durante a Black Friday. Seja por conta da economia ou pela organização da antecipação, essa tendência pode ser uma oportunidade para o seu e-commerce posicionar a venda de determinados produtos.

 

12-  Realidade aumentada

A tecnologia da realidade aumentada pode ser útil para ajudar seu cliente a escolher que tipo de produto vai se adequar melhor à sua necessidade. Visualizar como ficaria a sala de casa com determinada cor de tinta na parede, “experimentar” roupas e acessórios de maneira virtual… Tudo isso pode melhorar a experiência de compra no seu e-commerce

 

Do básico à inovação

 Acompanhar tantas tendências pode até dar um nervosismo, mas não se preocupe. De nada adianta investir alto e para todos os lados, se o básico não for feito com maestria.

Agende uma conversa e saiba mais sobre as nossas vantagens