Copy para e-commerce

Copy para e-commerce: Descubra por que investir nessa técnica!

Copy para e-commerce: Descubra por que investir nessa técnica!

Apostar em copy para e-commerce é uma forma eficaz para alavancar suas vendas. Entenda a importância e como aplicar essa técnica em sua loja virtual!

 

Que tal aplicar copy para e-commerce? O copy, termo reduzido de copywriting, que se refere a anúncios de publicidade ou textos de marketing, tem como principal objetivo aumentar a taxa de conversão, ou seja, levar uma pessoa a adquirir seu produto ou serviço.

Mas como isso é possível? Fácil: através de técnicas de persuasão e fazendo com que os buscadores da internet entendam que sua loja virtual é um dos melhores locais para encontrar o produto que as pessoas procuram.

Assim, você consegue atrair mais clientes, aumentar o volume de vendas, melhorar o resultado do seu e-commerce e conquistar um grande destaque no mercado.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, não deixe de acompanhar este post até o final. A seguir, você vai entender melhor o conceito de copy para e-commerce e os benefícios trazidos para as lojas virtuais. Além disso, vai descobrir dicas valiosas para você aplicar. Confira!

 


O que é copywriting?


Antes de mais nada, precisamos entender bem o que é copy. Trata-se de uma estratégia utilizada na escrita que tem como objetivo convencer o leitor a realizar uma ação, como:

  • Comprar um produto;
  • Assinar uma newsletter;
  • Entrar em contato com a empresa;
  • Baixar em e-book, entre outras. 

Em resumo, é uma escrita persuasiva. Por isso, utiliza diversas técnicas, como empatia, legibilidade, gatilhos mentais, apresentação de benefícios e construção de relacionamento com o cliente.

Desse modo, é uma prática muito comum tanto no marketing, quanto na publicidade, pois o foco está na conversão. Então, podemos aplicar o copy em diversos canais, como por exemplo: site, marketplace, anúncios, e-mail, vídeos de vendas.

Portanto, o copy vai além de uma simples redação publicitária, pois ele tem uma forte CTA, ou seja, call to action, que podemos traduzir como “chamada para ação”. Enquanto a redação está mais para um anúncio suave de vendas.

 


Como funciona o copy para e-commerce?


Até há algum tempo, acreditava-se na máxima de que “uma imagem vale mais do que mil palavras”. De fato, fotos de boa qualidade dos produtos são fundamentais para atrair o cliente. Mas, isso não é o suficiente no comércio eletrônico.

Afinal, é preciso garantir que o consumidor vai encontrar o seu produto. Isso porque, hoje em dia, antes de finalmente decidir adquirir algo, as pessoas procuram na internet, especialmente no Google.

Uma copy eficaz faz com que os algoritmos do Google “entendam” que o seu site contém o que a pessoa busca.

Além de garantir que seu produto seja encontrado pelos motores de busca, é preciso que o consumidor entenda que o seu produto vai suprir alguma necessidade ou desejo ou, ainda, que é a solução para algum problema que ele enfrenta. E para atingir isso, é preciso investir em copy para e-commerce.

 


O que é uma copy de sucesso?


Como você viu, a copy é essencial para que sua loja virtual se destaque no mercado. Mas, o que é um copywriting eficaz? Para obter todos os resultados que oferece, há um método eficiente chamado AIDA.

Trata-se de uma sigla formada pela primeira letra das palavras: atenção, interesse, desejo e ação. A seguir, nós explicamos melhor cada uma delas. Acompanhe!

 


Atenção


O seu público tem incontáveis opções para adquirir um produto ou bem. E isso se intensifica ainda mais com a internet. Por esse motivo, uma boa copy atrai a atenção do público-alvo mesmo no meio de tantos concorrentes.

 


Interesse


Depois de conquistar a atenção do seu lead, é preciso manter o interesse dele. Para isso, a copy aposta em bons argumentos para que se convença de que o seu comércio eletrônico ou seu produto são os mais indicado para resolver o problema.

 


Desejo


O passo seguinte é despertar o desejo. Para isso, a copy usa os gatilhos mentais, que mexem com as emoções, sentimentos, necessidades e sensação de urgência. A partir daí, começa a tomar a decisão de compra.

 


Ação


Por fim, depois de todo esse preparo, o cliente está pronto para tomar a decisão. Aqui, cabe a você decidir qual será. Isto é, se quer que ele baixe um e-book, compre seu produto, contrate seu serviço, assine a newsletter ou entre em contato com sua empresa.

 


Então, como fazer uma boa copy para e-commerce?


Você já entendeu o que é copywriting e o que faz com que ele seja eficiente. Agora, é a hora de saber como aplicá-lo em seu e-commerce. Nós separamos 6 dicas valiosas. Anote!

 


1. Conheça seu público


O primeiro passo para acertar na copy para e-commerce é conhecer a fundo o seu público-alvo. Afinal, só é possível convencê-lo de algo se você souber o que ele necessita, o que deseja, o que o motiva e quais são seus hábitos. Isso também ajudará a entender qual é a melhor maneira de se comunicar com seus clientes.

 


2. Prenda a atenção


O título da descrição do seu produto é a primeira coisa que vai chamar a atenção do consumidor. Por isso, ele deve ser breve, claro e que instigue a curiosidade a descobrir mais sobre o que sua loja oferece.

 


3. Ofereça soluções


Um comprador não quer apenas adquirir um produto. Ele quer encontrar a solução para um problema, um desejo ou uma necessidade. Por esse motivo, cite os benefícios que ele terá ao decidir comprar o seu produto.

 


4. Mostre valor


Em sua maioria, as pessoas compram por motivos emocionais. Dessa maneira, além de apresentar os benefícios de utilizar o produto, também mostre que transformação ele causará na vida ou rotina de quem decidir comprá-lo.

 


5. Apresente seus diferenciais


Como já mencionamos, seu público tem uma grande variedade de opções. Para que ele escolha você, ressalte os diferenciais do seu produto, isto é, porque ele atende melhor ao seu cliente. Isso vale tanto para o produto em si, como também para a experiência de compra.

O motivo é bastante simples: entre duas lojas que oferecem o mesmo produto, certamente optamos por aquela que nos proporciona uma experiência positiva, não é mesmo? Aliás, essa também é uma forma de agregar valor ao seu produto.

 


6. Não se esqueça da CTA


Não há como falar de copywriting sem falar da chamada para ação. Então, depois de descrever como o seu produto impactará na vida do seu público, é a hora de convidá-lo a realizar uma ação. No caso de comércio eletrônico, é para finalizar o pedido de compra.

Como você viu, investir em copy para e-commerce é essencial para atrair mais clientes, aumentar as taxas de conversão e impulsionar suas vendas.

Ou seja, é um diferencial competitivo importante para se destacar da concorrência. Portanto, siga as nossas dicas e mude sua forma de anunciar seus produtos na internet!

Quer saber como ter resultados cada vez melhores? Então, assine nossa newsletter e receba os melhores conteúdos sobre o assunto!