Como escolher a melhor plataforma de e-commerce?

Como escolher a melhor plataforma de e-commerce?

Como escolher a melhor plataforma de e-commerce?

Escolher  a melhor plataforma de e-commerce pode ser crucial para sua loja. Veja o que considerar!

 

Somente em 2020, o e-commerce observou um salto de 122% no seu faturamento anual. Sendo um dos setores que mais cresceu no período, o segmento de comércio virtual exige cada vez mais estrutura para aproveitar as oportunidades. Então, faz sentido buscar as melhores plataformas de e-commerce.

A ideia é dispor de ferramentas completas e que favoreçam a gestão e a experiência de compra. Para tanto, é necessário observar funcionalidades e selecionar de acordo com as suas necessidades.

Para ajudá-lo nessa tarefa, você poderá conferir quais critérios observar nessa escolha. Veja a seguir!

 

Confira a facilidade de uso para escolher entre as melhores plataformas de e-commerce


Primeiramente, é importante entender que não basta
contratar uma plataforma e não ser capaz de aproveitá-la ao máximo no dia a dia. Portanto, um dos critérios prioritários envolve a facilidade de uso e de gestão dos recursos no cotidiano das vendas online.

A ideia é buscar alternativas que facilitem o seu trabalho, com automação e também com autonomia. Então, é interessante que a plataforma conte com um painel intuitivo e que entregue as informações mais relevantes, por exemplo.

Também é importante contar com autonomia para definir as configurações que são mais relevantes. Assim, você pode criar desde vitrines virtuais a campanhas especiais para datas comemorativas.

Para completar, verifique se a plataforma oferece relatórios gerenciais completos e fáceis de acessar. Com os dados analíticos, será mais fácil saber o que tem dado certo e tomar decisões estratégicas. Se for possível personalizar as informações, melhor ainda!

 

Veja se a ferramenta favorece a integração de canais


O
omnichannel já é uma realidade para quem deseja alcançar o sucesso com as vendas online. Ou seja, a ideia é criar uma experiência coesa, consistente e sem emendas, para que o cliente possa transitar em diferentes canais — mesmo no online e offline.

Por isso, as melhores plataformas de e-commerce permitem unificar canais em busca de máxima eficiência.

Então, vale a pena buscar a integração de informações para criar um fluxo interessante. Se sua plataforma estiver preparada para isso, os resultados tendem a ser melhores.

 

Conheça a integração com meios de pagamento


Disponibilizar uma
variedade de meios de pagamento é crucial para conquistar os clientes. Ao mesmo tempo, é preciso que tudo seja feito de maneira segura e, de preferência, nativa.

Então, além de contemplar mais pessoas e suas características e necessidades, é uma forma de evitar fraudes e problemas. Sendo assim, o ideal é buscar uma plataforma que dê atenção extra ao checkout.

A integração nativa com os principais meios de pagamento do mercado ajuda a garantir um leque de opções para quem compra. Ao mesmo tempo, um fluxo transparente facilita as operações também para a sua gestão, tornando tudo mais prático.

 

Identifique as oportunidades de customização


Cada
loja virtual tem necessidades e oportunidades específicas, certo? Por isso, as melhores plataformas de e-commerce são aquelas que trazem oportunidades em relação à customização.

Afinal, escolher uma alternativa desse tipo permite deixar a loja do seu jeito, em busca das melhores oportunidades.

A possibilidade de realizar desenvolvimento front end é um ponto para considerar. Afinal, é uma característica que aumentará o controle sobre a customização e sobre o uso das funcionalidades.

Ao mesmo tempo, é importante que a arquitetura seja consolidada de modo a garantir a escalabilidade. Com isso, é possível realizar mudanças estratégicas, atuar para que elas se transformem em resultados e garantir que a plataforma se adapte às mudanças.

 

Analise a capacidade de integração com outros recursos


Ainda que a plataforma seja completa e de qualidade, mantê-la isolada de todos os outros recursos existentes pode não ser uma boa saída.

Afinal, a intenção é poder contar com mais funções e máxima praticidade na hora de operar e gerenciar as vendas. Por isso, é importante conferir se a ferramenta permite a integração com outros recursos disponíveis no mercado.

Poder fazer conexões com ferramentas logísticas, com ERPs e outros recursos ajuda a atender às necessidades cotidianas sem precisar focar no desenvolvimento de todos os recursos.

Também é interessante conferir a possibilidade de estabelecer integração via API pública. Isso traz maior mobilidade aos dados, incorporando soluções externas para que o seu negócio tenha as melhores oportunidades.

 

Pense nas funcionalidades de marketing


Para alcançar bons resultados, é necessário fazer sua loja virtual ser encontrada pelo público e se destacar para ele. Então, é interessante que a plataforma contemple
questões ligadas ao marketing.

A possibilidade de fazer SEO (otimização para mecanismos de busca) diretamente pelo painel ajuda nesse sentido. Afinal, a intenção é melhorar o posicionamento do site e das páginas de produtos nas páginas de buscas dos usuários.

Também é interessante contar com um gerenciamento facilitado de campanhas. Junto às ferramentas analíticas e de execução do marketing, é possível criar páginas especiais (hotsites), campanhas dinâmicas e promoções sazonais.

 

Saiba como é a experiência para o cliente


As melhores plataformas de e-commerce não são aquelas que focam estritamente na gestão  — pelo contrário. Ainda que o gerenciamento seja importante, é preciso
focar na experiência do cliente.

Afinal, a forma como o público interage com sua loja virtual é determinante para conseguir mais vendas e alcançar os resultados de interesse. Portanto, vale a pena conferir as funcionalidades nesse sentido.

Um módulo nativo que possibilite vendas via telefone, redes sociais ou WhatsApp pode ser bem-vindo. Afinal, além de possibilitar o omnichannel, é uma forma de tornar a compra mais conveniente.

Outro ponto interessante é o one step checkout. Ao trazer todo o seu fluxo de compra para uma única página, com um botão que permite finalizar tudo, pode-se melhorar a performance. Assim, sua taxa de conversão pode atingir novos patamares.

Além disso, vale pensar na possibilidade de construir campanhas e experiências diferenciadas para o público. Assim, é possível criar promoções exclusivas, facilitar a navegação e estimular a compra, ao mesmo tempo.

Sabendo como identificar as melhores plataformas de e-commerce, você poderá escolher a ferramenta que mais atende às suas necessidades. Então, sua loja virtual poderá ter resultados ainda melhores, de olho no futuro do setor!

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