Qual é a diferença entre e-commerce e marketplace?

Qual é a diferença entre e-commerce e marketplace? Entenda!

Qual é a diferença entre e-commerce e marketplace? Entenda!

E-commerce e marketplace funcionam como um espaço de vendas on-line, porém existem diferenças decisivas entre eles que influem no alcance dos seus resultados.

 

O perfil do consumidor mudou e, nos últimos anos, o comércio eletrônico teve um crescimento significativo, gerando vantagens não apenas para o público, mas também oportunidade de fazer negócios, como é o caso do e-commerce e marketplace.

Mas você sabe qual a diferença entre esses dois modelos? Acompanhe, neste post, os principais pontos de distinção entre esses dois tipos de atuação disponíveis no mercado. Boa leitura!

 

O que é um e-commerce?

 

O termo e-commerce ou comércio eletrônico, como pode ser traduzido para o português, nada mais é do que uma loja virtual, onde uma empresa comercializa o seu catálogo de produtos. Isto é, vende mercadorias próprias ou de diversas marcas. No entanto, tudo que é exposto nesse ambiente digital deve estar no seu estoque.

Nesse modelo, além da dinâmica de vendas, propriamente dita, a empresa também se encarrega por todo o processo logístico, até a entrega ao consumidor final. É um espaço exclusivo, portanto o lojista tem inteira liberdade para estruturar seu negócio — layout da plataforma, formas de pagamento, promoções, entre outros.

 

O que é um marketplace?


Os marketplaces também são ambientes de comércio eletrônico. Porém, nesse modelo, grandes varejistas disponibilizam um espaço da sua plataforma para que lojas menores possam vender seus produtos ou serviços — é como se elas “alugassem” uma vitrine.

Assim sendo, no marketplace temos uma empresa que já possui autoridade no segmento, oferecendo suporte técnico eficiente e visibilidade para que pequenos empreendedores se conectem com o público. É o que acontece no Mercado Livre ou Lojas Americanas, por exemplo.

 

Quais as principais diferenças entre eles?

 

Embora ambas as alternativas funcionem como um espaço de vendas on-line, existem diferenças entre o e-commerce e o marketplace que são decisivas para o alcance de um resultado satisfatório. Acompanhe, a seguir, os principais aspectos que diferenciam as duas modalidades.

 

Diferencial competitivo

 

Um dos primeiros pontos de distinção do e-commerce para o marketplace é que, no primeiro modelo, há uma exclusividade de espaço para a sua própria marca. Ainda que os produtos tenham origem em diferentes fornecedores, toda a dinâmica de trabalho é organizada e financiada pela sua marca.

Isso se torna um diferencial competitivo, pois é possível desenvolver a sua imagem e identidade com o grau de profissionalismo que você deseja. Já no marketplace, o empreendedor não interfere nessas questões, ele apenas adere ao sistema de funcionamento implementado pelo grande varejista.

 


Investimento


A lógica é simples: iniciar um negócio do zero requer muito mais investimento do que se juntar a uma infraestrutura que já foi testada, implementada e funciona bem.

Nesse contexto, enquanto no marketplace o empreendedor apenas tem o trabalho de ler o contrato e aceitar as condições para começar a vender na loja virtual, no e-commerce, todo o desenvolvimento do negócio fica a cargo do empreendedor.

É preciso contratar uma plataforma de e-commerce, analisar as soluções de pagamento, segurança, entre outros elementos indispensáveis para o pleno funcionamento da atividade. Além do investimento inicial, nas campanhas de marketing e quaisquer outras ações necessárias, as despesas recaem sobre o proprietário do marketplace.

Obviamente, existe um custo para quem vai aproveitar toda a estrutura já montada. Porém, como o espaço é dividido para várias marcas, o custo para tirar o seu negócio do papel é bem menor.

 


Autonomia


Como explicamos, a autonomia é uma das principais características do e-commerce, onde você tem o total poder de decisão sobre as ferramentas e estratégias utilizadas — suas ações não dependem de autorização ou prestação de contas a terceiros.

No marketplace é o oposto, os comerciantes não decidem nada sobre a plataforma, apenas têm o poder de querer fazer parte dela ou não. Mesmo que o empreendedor acompanhe as tendências do mercado e tenha uma visão ampla sobre tudo que acontece à sua volta, ele não tem o poder de interferir nos assuntos do marketplace.

 


Alcance


Por um lado, vender na internet significa não ter barreiras para se conectar ao público-alvo. Por outro, existem milhares de empresas que podem trabalhar com a mesma facilidade. Elas podem oferecer produtos ou serviços semelhantes ao seu. Isto é, um ambiente de concorrência acirrada.

Logo, mais do que um atendimento satisfatório, a atividade exige investimentos consideráveis em marketing, a fim de se destacar e atrair potenciais compradores.

Para quem está montando a própria loja, ou seja, um e-commerce, muitas vezes não há um orçamento tão amplo para fazer campanhas arrojadas. Essa é mais uma diferença que torna o marketplace bastante vantajoso para quem ainda não é conhecido e não tem a sua marca consolidada no mercado, uma vez que os investimentos e estratégias são atribuídos ao dono da plataforma.

 


Concorrência


Outra diferença crucial entre um e-commerce e um marketplace está no quesito concorrência. É verdade que no e-commerce a empresa leva mais tempo para ter o seu nome reconhecido e nutrir uma base de clientes fiéis. Contudo, o grau de personalização é maior e as chances de se destacar da concorrência também.

Isso significa que há mais alternativas para fazer com que os consumidores prefiram a sua marca no e-commerce . No marketplace, seus adversários estão logo ao lado, geralmente ao alcance de um clique. Então, muitas vezes o preço é a única forma de conquistar o público.

 


Qual deles representa a melhor alternativa?


A escolha do modelo de negócio sempre é um ponto crítico para o sucesso da empresa. E, neste caso, não podemos dizer que existe uma proposta melhor que a outra, mas sim uma estratégia que se encaixa melhor às necessidades e realidade do seu negócio naquele momento.

Portanto, antes de decidir por qual caminho seguir, avalie com clareza o seu modo de gerar valor para o mercado. Além disso, faça um planejamento com metas realistas para o seu empreendimento. Por fim, nada impede que você evolua do marketplace para uma plataforma própria no futuro.

Como você pôde ver, tanto o e-commerce quanto o marketplace ensejam desafios para quem deseja operar no segmento de vendas online, e ambos os modelos têm os seus prós e contras.

Portanto, para uma escolha mais acertada, analise bem os seus objetivos e a proposta mais viável para o seu negócio no momento.

 

Gostou do artigo? Agora que você viu as diferenças entre e-commerce e marketplace, aproveite para entrar em contato com a Leancommerce, e conhecer soluções personalizadas de comércio eletrônico para seu empreendimento!