5 motivos para criar um blog para e-commerce e ter sucesso

5 motivos para criar um blog para e-commerce e ter sucesso

5 motivos para criar um blog para e-commerce e ter sucesso

Por que criar um blog para e-commerce? Saiba como a ferramenta ajuda a entender o comportamento do consumidor e alavancar suas vendas.

 

Adotar uma estratégia de conteúdo para a sua loja virtual é um diferencial de marketing importante para atrair visitantes e, dessa forma, aumentar as vendas. Um blog para e-commerce faz toda a diferença para que seu público reconheça sua marca como autoridade.

Afinal, atualmente, somente a publicidade paga não é um atrativo suficiente. Vários estudos apontam que o comportamento de compra do consumidor mudou.

Segundo análise realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), nove em cada dez pessoas pesquisam online antes de adquirir um produto ou serviço. Além disso, a pandemia e as restrições sanitárias também contribuíram para o crescimento dos canais digitais.

Assim, para conseguir se destacar nesse novo (e aquecido) mercado, criar um blog para seu e-commerce é muito importante. Continue a leitura para entender melhor o poder da ferramenta!

 

Quais as vantagens de ter um blog para e-commerce?

Como explicamos, o grande benefício de ter um blog para sua marca é a maior visibilidade online. Confira, a seguir, 5 vantagens de usar essa poderosa ferramenta de marketing!

 

1. Sua marca conquista mais autoridade

A publicação de conteúdos relevantes e adequados ao perfil de seu público transforma a percepção que os leitores têm de sua marca. Ou seja, além de vender produtos, a empresa passa a ser reconhecida como um canal de informações confiáveis sobre o mercado.

Em outras palavras, sua organização passa a ser vista não apenas como uma fornecedora de produtos ou serviços. Ela é reconhecida como um canal que oferece soluções que resolvem as dores (necessidades) de seus consumidores e clientes em potencial.

 

2. Você consegue alcançar melhores taxas de engajamento

A publicação de informações que ajudam os leitores resulta em maior engajamento da sua empresa no ambiente digital. Afinal, conteúdos relevantes são replicados em redes sociais e compartilhados por muitos clientes. Isso aumenta a visibilidade da sua marca.

Além disso, quanto mais visualizações e interação das pessoas com suas postagens, mais os algoritmos dos mecanismos de busca entendem que a sua marca é relevante para determinado público. Assim, as postagens passam a ser distribuídas para pessoas com o mesmo perfil. Certamente, elas podem se transformar em novos clientes.

 

3. Os leitores se identificam com sua marca

Cada vez mais as empresas optam por estabelecer uma estratégia de comunicação em um blog próprio. Essa é uma forma de transmitir sua mensagem ao mercado.

A prática, conhecida como brand publishing, demonstra a relevância de construir uma audiência própria, que tenha os mesmos propósitos que a marca. Essa audiência proporciona diversas vantagens:

  • Os seguidores se tornam fiéis e passam a respeitar a empresa pelo posicionamento e autoridade que demonstra no mercado;
  • A identificação com os conteúdos e o consequente compartilhamento é mais eficaz do que a mídia paga. Isso acontece por que as pessoas tendem a confiar mais em uma indicação de um amigo do que em um anúncio;
  • É mais fácil, para a marca, criar conexões com seus clientes.

 

4. Sua empresa passa a conhecer melhor o consumidor

Um blog permite que sua empresa tenha mais informações sobre o comportamento e as preferências dos clientes. Por exemplo, será possível detectar quais assuntos despertam maior interesse, por meio de relatórios de audiência. Dessa forma, entender como (e o que motiva) a visita à sua página é mais simples.

Isso funciona como um termômetro das preferências e tendências. Assim, é possível planejar estratégias mais certeiras para o negócio, mantendo sempre o alinhamento com o interesse dos clientes.

Suponha, por exemplo, que no blog de um e-commerce de itens de beleza e higiene pessoal, um artigo sobre produtos antienvelhecimento esteja entre os mais acessados. Essa é uma boa pista que indica em quais linhas de tratamento apostar!

O mesmo raciocínio vale para qualquer segmento de negócio. Você vende alimentos? Então, escreva sobre alimentação, produtos saudáveis, receitas, técnicas de reaproveitamento e congelamento, entre outros temas.

Apenas para dar outro exemplo, no caso de produtos automotivos, crie conteúdos que levem o leitor a entender a importância da manutenção preventiva, direção defensiva ou combustíveis e lubrificantes adequados.

 

5.  Seu negócio inspira a comunidade

Com a estratégia de comunicação adequada, sua marca consegue alinhar seus interesses com os de seu público e criar uma comunidade. Isso, claro, não acontece do dia para a noite. Porém, quanto mais conteúdos de qualidade seu e-commerce publicar, maior a possibilidade de engajamento.

Alimentar essa comunidade digital é uma ferramenta bastante poderosa, pois isso permite dialogar com pessoas alinhadas aos seus propósitos e produtos. Assim, você entende não somente o comportamento do cliente e suas expectativas, mas também, consegue inspirar os consumidores que compartilham do mesmo pensamento.

Além disso, ao estabelecer uma comunidade, é possível receber críticas e rever determinados posicionamentos. Isso  fortalece o seu negócio e ajuda a criar laços com o público, uma vez que as pessoas sentem maior segurança ao lidar com uma marca próxima, que oferece credibilidade.

 

Quer saber como desenvolver um blog para e-commerce?

Agora que você já entendeu a importância e as vantagens de ter uma estratégia de comunicação digital para seu negócio, deve estar se questionando sobre como começar, não é mesmo?

Isso não é tão complicado, embora exija planejamento. O primeiro passo é identificar quem é seu cliente, ou qual perfil de pessoas sua marca pretende atingir.

Depois disso, é necessário entender quais temas interessam a esse público. Na linguagem de marketing, isso é a criação da persona.

Para compreender melhor, vamos voltar ao exemplo do e-commerce de produtos cosméticos e de higiene. Quem compra em sua loja virtual? Avalie se a maior parte do público é masculino ou feminino, qual a faixa etária, qual o ticket médio, onde reside, entre outros dados.

Aqui, vale um alerta: é preciso ter atenção à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). A nova legislação exige que as empresas tenham a autorização do cliente para usar e armazenar suas informações. Então, ao coletá-las, deixe claro que está fazendo isso e crie mecanismos para proteger os registros.

Além disso, invista em soluções para aumentar a proteção. Para tanto, escolha uma boa plataforma para e-commerce, que garanta todos os cuidados necessários para preservar a privacidade dos dados e a segurança das transações.

 

Quais os cuidados ao começar a criar conteúdo?

Ao conhecer melhor o público, fica mais simples identificar qual assunto desperta maior interesse. Esse é um bom início para explorar os conteúdos que serão postados em seu blog.

Evite artigos exageradamente autopromocionais. Eles não criam um vínculo com o consumidor.

Nas postagens, escolha temas que levem à solução que o seu negócio representa, de forma natural. Use, também, a mesma linguagem de seu cliente — seja um vocabulário mais técnico, sejam gírias mais descoladas.

Não há dúvidas de que criar um blog para e-commerce é uma ferramenta essencial, tanto para engajar quanto para impulsionar as vendas. O investimento é baixo e alcança diretamente o perfil de público que você quer — ou seja, a audiência qualificada.

 

Gostou de nossas dicas? Então, continue em nossa página e descubra como fidelizar os clientes de seu e-commerce!